Servidores do Lacen Goiás recebem treinamento a nível local e nacional

As inúmeras capacitações aconteceram no mês de março

Seguindo uma tradição, a gestão da unidade tem uma atenção especial na qualificação e desenvolvimento profissional dos colaboradores

O mês de março no Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) foi movimentado e com a participação expressiva de servidores em eventos regionais e também nacionais. Seguindo uma tradição, a gestão da unidade tem uma atenção especial na qualificação e desenvolvimento profissional dos colaboradores. Esse é um dos motivos que fizeram o laboratório se tornar uma referência nacional. Confira toda a programação.

No período de 14 a 17 de março, o diretor geral, Vinícius Lemes da Silva, e o técnico, Luiz Augusto Pereira, participaram em Ouro Preto (MG), da reunião de apresentação dos resultados do Projeto UWARN-NIH e discussão do Projeto Internacional CLIMADE, do qual o Lacen-GO é parceiro. Este último se concentra em arbovírus emergentes e reemergentes e também na COVID-19 e terá implicações na consolidação da vigilância genômica e metagenômica em nosso país.

Entre os dias 28 a 30 de março, às biomédicas Cassiane Casanova e Viviane Teixeira Duarte Valério participaram da capacitação técnica de PCR tempo real para pesquisa de genes de resistência, que aconteceu no Lacen-PR. Essas profissionais atenderam ao convite do Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (LACEN/PR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Já nos dias 28 a 31, três servidores administrativos – Bruno Arraes Velasco, Roberta Carla Souza Silva e Wanessa Christina Gomide Bernades -, que atuam na Coordenação de Gestão de Compras, Contratos e Convênios do Laboratório, participaram do   18º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, realizado em Foz do Iguaçu/PR.  Todo o empenho para viabilizar a participação desses servidores se justificou pela pertinência da temática do evento, que abordou uma visão sistêmica da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, com oficinas e palestras acerca das mais recentes atualizações legislativas e jurisprudenciais. A formação irá impactar na execução prática das atividades laborais desenvolvidas e na evolução das competências dos servidores.

No período de 24 a 31, 27 servidores se prepararam para a instrução processual se utilizando da operacionalização básica do Sistema de Logística de Goiás (Sislog). O objetivo é o aprimoramento do processamento das contratações públicas.  O curso foi oferecido e disponibilizado pela Escola de Governo de Goiás.

Nos períodos de 14 a 15 e 28 a 29 de março, foram promovidas duas turmas do Curso de Interpretação e Aplicação da ABNT NBR ISO 15189:2015 – Laboratório clínicos. É um importante requisitos de qualidade e competência, visando capacitar os servidores que atuam diretamente na Área de Biologia Médica e em setores cujas atividades têm interface com essa área. No total foram capacitados 76 colaboradores, que segundo a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade da unidade, Rosa Maria dos Santos, se encontram aptos a desenvolver suas atividades.

Nos dias 8 e 28, com foco na melhoria do ambiente de trabalho e com a colaboração dos profissionais da coordenação de Atenção Psicossocial, foi realizada a Oficina de Escuta Proativa para os profissionais da Área de Gestão de Pessoas, com o total de 20 participações. O encontro teve como tema: “Mulher Despertando os 6 Sentidos" e contou com a presença de 48 mulheres. Também no mês de março, o Laboratório em homenagem ao Dia da Mulher, e demonstrando todo o carinho pelo público feminino – que representa dois terços do quadro de pessoal -, dedicou a elas um mimo simbolizando toda a importância das mulheres para o Lacen-GO. 

Lacen-GO (texto e foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo