Crer capacita profissionais com foco na melhoria contínua dos processos institucionais

Mais um módulo do Programa Qualidade na Prática é apresentado durante encontros nos dias 27, 29 e 31 de março para 138 profissionais da unidade do Governo de Goiás

Profissionais da unidade participam de módulo do Programa Qualidade na Prática, no auditório do Crer

Com o objetivo de desenvolver o profissional para o uso das ferramentas institucionais em prol da cultura da qualidade, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) mais um módulo do Programa Qualidade na Prática. Sob o tema Modelo de melhoria – ciclo de PDSA, os encontros ocorreram nos dias 27, 29 e 31 de março, para 138 profissionais da instituição. 

A gerente de qualidade do Crer, Josenei Skorek, explica que o Programa Qualidade na Prática é uma as metodologias implementadas pela instituição em 2022 para instrumentalizar seus profissionais quanto à utilização prática das ferramentas de qualidade, almejando a realização de mudanças nos processos com o foco na melhoria contínua e ao melhor desempenho da instituição.

A capacitação foi conduzida pela analista da qualidade, Juliana Carvalho, e foram realizadas abordagens teóricas e práticas sobre ciclos de melhoria, utilizando o REG 752 como instrumento para o registro.

O treinamento foi estruturado em dois níveis. O nível 1 foi apresentado aos profissionais que não realizaram o treinamento no ano de 2022, é foi composto de momento teórico e momento prático, em que os profissionais escreveram um PDSA da sua área de atuação e tiraram dúvidas.

O nível 2 foi voltado para os profissionais que já participaram do treinamento no ano de 2022, e foi focado para aperfeiçoar a prática de rodar ciclos de melhoria e sanar as principais dúvidas e dificuldades.

Para o encarregado de manutenção, equipamentos médicos e não médico do Crer, Vagner Aurélio Diniz Novaes, o programa qualidade na prática agrega muito na rotina dos colaboradores. “O treinamento específico sobre Ciclo PDSA vem nos mostrar a importância de ter mapeado nossos processos. Somente assim podemos enxergar todas as melhorias que podemos e devemos alcançar", afirmou.

"Com certeza, nossos pacientes irão agradecer. Mesmo não sabendo desse programa, ele irá refletir neles (nos pacientes), que terão um melhor serviço à disposição, uma vez que iremos ter melhores oportunidades de melhoria nos nossos processos. Os setores envolvidos estão de parabéns, e já estou no aguardo os próximos treinamentos”, ressalta Vagner.

A aplicação dos ciclos de melhoria garante o aperfeiçoamento do serviço. A busca pela melhoria contínua é um dos pilares para uma gestão ágil, clara e eficiente. Tornar os processos internos cada vez melhores é a garantia da qualidade do serviço e da satisfação do usuário.

Os ciclos de melhoria são grandes aliados nesta busca incessante pelo aperfeiçoamento dos processos em uma instituição. No Crer, uma das ferramentas de gerenciamento aplicadas é o PDSA.

A supervisora do Núcleo Interno de Regulação Ambulatorial do Crer, Rafaela Torres Braga, explica que o Programa Qualidade na Prática é fundamental dentro da unidade, é um conhecimento sobre as ferramentas de simples entendimento para todos os colaboradores.

“O treinamento traz essa conscientização sobre a importância de escrever e detalhar nossos fluxos e planos de melhorias setoriais. Isso é deixar um legado na instituição. E o que me deixa ainda mais empolgada é saber que podemos deixar grandes melhorias na unidade e sermos reconhecidos, como aconteceu no primeira edição do Prêmio Crer de Qualidade, onde a central de agendamentos foi premiada em primeiro lugar com o ciclo Automatização do serviço das ligações de consultas e exames.

Cumprindo o cronograma da matriz de treinamentos da instituição, o Programa Qualidade na Prática é conduzido pelo serviço da Qualidade do Crer. O próximo módulo será realizado em abril com o tema: Gestão documental.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

 

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