Hemu promove evento para alertar sobre segurança do paciente no ambiente hospitalar

A palestra intitulada: a relevância da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde lotou o auditório da unidade

Evento esclareceu profissionais da unidade sobre a importância da segurança do paciente no ambiente hospitalar

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio do Núcelo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), promoveu nesta quinta-feira (30/03), no auditório da unidade, um evento voltado para esclarecer sobre segurança do paciente. A coordenadora do NQSP, Lilian Maria Fernandes, realizou a palestra intitulada: a relevância da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde. Na ocasião, ela destacou a importância de mudar atitudes, crenças e se comprometer para criar a cultura de segurança do paciente no ambiente hospitalar. “Nossas atitudes no dia a dia impactam diretamente como agimos no nosso ambiente de trabalho. Por isso, iniciamos esse momento com a apresentação de um vídeo que explica sobre como sair da nossa zona de conforto e fazer a diferença por onde quer que a gente vá. Hoje, o assunto a ser tratado aqui não diz respeito apenas aos nossos pacientes, mas também a nós. Pois, a partir do momento que tiramos um tempo para cuidar do outro, indiretamente estamos cuidando da gente. Agindo assim, causaremos o mínimo de dano ao nosso próximo e a nós mesmos”, afirma.

Já a enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Zayre Gizelle de Oliveira, fez questão de enfatizar a importância do evento para esclarecer e incentivar os colaboradores. “O encontro foi bastante interessante e importante para o desenvolvimento seguro não só do trabalho para os colaboradores do hospital, mas também para o bom atendimento as pacientes”, disse. A auxiliar de enfermagem, Cecília Magalhães parabenizou a iniciativa do NQSP. “A palestra foi bastante produtiva e necessária porque a maioria das pessoas esperam acontecer algo para tomar providência. Esse tipo de esclarecimento mostra que devemos ser proativos, nos manter atentos e vigilantes para evitar que algo aconteça. Eu trabalho na saúde há mais de 28 anos e sempre tenho esse pensamento comigo. Me preocupo com a minha segurança e em especial dos meus pacientes”, declara.

A diretora geral do Hemu, Laryssa Santa Cruz ficou bastante satisfeita com a participação em massa dos colaboradores. Faltou cadeiras para acomodar a todos que participaram desse momento. “Eu fico bastante feliz em ver o empenho e a dedicação dos colaboradores para discutir um assunto de extrema importância não só para o hospital como para a vida deles. Pois criar a cultura de um ambiente seguro só traz inúmeros benefícios para todos”, afirma. Ao final da palestra, os presentes puderam tirar fotos personalizadas com um painel produzido pela equipe do NQSP com os dizeres: cultura de segurança.
 
Questionário
 Segue até o dia 15 de abril o preenchimento do questionário de cultura e segurança do paciente feito pelo NQSP para conhecer melhor cada setor da unidade e seus representantes para que medidas mais assertivas acerca da segurança do paciente e do colaborador possam ser tomadas. É importante ressaltar que os dados serão eletronicamente e automaticamente transferidos a um banco de dados vinculado ao Google Forms para facilitar a análise e assegurar a autenticidade deles.

Texto e foto: Ana Cléia/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo