Governo de Goiás leva serviços preventivos em saúde renal ao Ceasa 

No Dia D da campanha contra os males que atacam os rins, SES oferece exames de avaliação da saúde e atendimentos para prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, no Circuito Saúde

Um dos serviços oferecidos na Ceasa é um dos exames fundamentais à avaliação das funções renais

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu, na quinta-feira (9/03), o Dia D da campanha Governo de Goiás contra Doença Renal, na Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), com o evento Circuito Saúde. Na ação, foram oferecidos a caminhoneiros, agropecuaristas, funcionários e visitantes da central testagens da creatinina e taxa de filtração glomerular, exames fundamentais à avaliação das funções renais. 

Bastavam 30 segundos para obter o resultado, por meio de um aparelho portátil de tecnologia avançada, que possibilitou avaliações com rapidez e precisão. Também foram realizados testes rápidos de ISTs, IMC, consultas orientativas com profissionais da área de saúde, rodas de conversa sobre alimentação saudável, saúde dos rins, autocuidado em saúde, aplicação de auriculoterapia e homeopatia contra a dengue.

“Na perspectiva de cuidar dos vulneráveis e estar preparados para os desafios inesperados, que é o tema proposto à campanha em 2023, escolhemos a Ceasa para a ação do Dia D da campanha, levando em consideração a rotina de trabalho, que dificulta a acessibilidade do público-alvo”, explicou a coordenadora da nefrologia da SES-GO, Hélia Alves.

O Dia Mundial do Rim, instituído pela Sociedade Internacional de Nefrologia e Federação Internacional de Fundações do Rim, é comemorado na primeira quinzena de março. Em Goiás, foi celebrado também com diversas ações por todo o Estado, em hospitais como a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, e clínicas de Terapias Renais (TRs) de Rio Verde, Formosa, Valparaíso, Luziânia e Posse.

A exemplo de outros Estados, pontos de iluminação nas cores azul e vermelho – referência às vias sanguíneas azul venoso e vermelho arterial – foram instalados, em Goiânia, na Praça do Trabalhador, Centro Cultural Casa de Vidro e monumento da Avenida T-63 com 85. Os pontos vão permanecer até a próxima quarta-feira (15/3).

A campanha segue extensa programação, iniciada esta semana, com videoaulas atualizadas de nefrologia transmitidas ao vivo pelo site do Telessaúde-GO. De 13 a 17 de março, as palestras audiovisuais elaboradas pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) serão apresentadas nas escolas de ensino Médio e EJA. As aulas foram editadas com ilustrações e linguagens específicas às faixas etárias, para ampliar o entendimento das informações, promovendo a prevenção da doença.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo