Saúde discute expansão da rede de oncologia em Goiás

Ampliação do serviço prevê a transformação do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) em unidade de referência em oncologia

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está discutindo a ampliação da rede de atendimento aos pacientes de câncer no território goiano. Na manhã de hoje, 28, o secretário Leonardo Vilela e o superintendente-executivo da SES-GO, Deusdedith Vaz, além de outros representantes da Pasta, reuniram-se com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia para debaterem o plano de expansão do serviço de oncologia no Estado, previsto para ser implantado até 2019.

O coordenador-geral de Acompanhamento e Prestação de Contas do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, André Luiz Alves Silveira Martins, adiantou que, inicialmente, ainda neste ano, Goiás vai ser contemplado com a instalação de dois equipamentos de ponta para radioterapia (acelerador linear) no Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer no Estado de Goiás (ACCG), na capital, e na Unidade Oncológica de Anápolis, também pertencente à ACCG. A instalação dos dois novos aparelhos, de acordo com André Luiz Silveira, vai possibilitar a cessão de um acelerador linear que atualmente está em uso no Hospital Araújo Jorge para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

No encontro também foi discutido o avanço do serviço de oncologia nos três maiores municípios do Estado – Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Os participantes da reunião estudam a possibilidade de o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) ser reformado, adaptado e ampliado para tornar-se um hospital especializado em oncologia, com a prestação de assistência em radioterapia, quimioterapia e realização de exames de alta complexidade. Além do Huapa, outras unidades estão sendo avaliadas para abrigar o serviço de oncologia, entre as quais o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia.

O superintendente-executivo da SES-GO avalia que a estruturação de um hospital especializado em oncologia em Aparecida de Goiânia vai garantir um atendimento mais ágil e eficaz às pessoas que sofrem com o câncer. “Com a descentralização e ampliação da rede de atendimento no Estado, diminuímos a mobilidade do paciente, o que favorece a redução do custo arcado pela família e o aumento da efetividade do tratamento”, pontua. Além disso, assegura Deusdedith Vaz, a população terá mais acesso à assistência especializada.

Atualmente, cerca de 80% dos procedimentos para o tratamento dos casos de câncer são realizados pela ACCG. Os representantes da SES-GO, da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e do Ministério da Saúde, estão definindo questões relacionadas à elaboração do projeto para a implantação do hospital especializado em oncologia em Aparecida de Goiânia. Após a reunião, a equipe fez uma visita técnica ao Huapa. O projeto, conforme Deusdedith Vaz, deve ser apreciado por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Superintendência de Vigilância em Saúde.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo