CRER passa a emitir certidão de óbito digital

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER aderiu ao Sistema de Óbito (Sisob) On-line, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). O termo foi assinado no Tribunal de Justiça de Goiás. Essa medida permite a troca de informações com os cartórios de registro civil para o registro de óbito, bem como na sua imediata emissão, na própria instituição de saúde.

A certidão de óbito digital vai oferecer maior conforto às famílias que perderam entes queridos, tornando ágil, acessível e menos burocrático os serviços registrais que envolvem os procedimentos relativos à expedição da certidão de óbito e guia de sepultamento. O serviço é totalmente gratuito.

No CRER, os pacientes recebem um tratamento integral e multidisciplinar. Em caso de óbito, um profissional da instituição acompanha a família, auxiliando-a em todos os procedimentos necessários. O cuidado nessa hora tão delicada é fundamental.

Sistema e documentação

Para implantação do Sisob, colaboradores do CRER passaram por treinamentos para operacionalização do sistema, oferecido pela própria Corregedoria de Justiça. Solange Pires de Bessa, responsável pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do CRER, explica que o hospital tem acesso direto aos quatro cartórios de plantão no município de Goiânia, que realiza o serviço em tempo ágil e sem custos financeiros para o declarante. “Para emitir o documento, é preciso apresentar a Declaração de Óbito emitida pelo médico do CRER, documentos pessoais e um formulário próprio do cartório preenchido pelo declarante. Há vários passos e formulários a serem preenchidos para validação e homologação da Certidão de Óbito e da Guia de Sepultamento no sistema. Quando validada, o cartório envia os documentos por meio de um acesso próprio criado para o hospital. A certidão é impressa e conferida pelo NIR e pelo declarante”, diz.

Fonte: CRER

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo