Hugol realiza ação no Dia Mundial de Higiene das Mãos

Os profissionais do serviço de controle de infecção percorreram as Unidades de Terapia Intensiva do hospital para alertar quanto à importância da higienização das mãos no combate aos microrganismos multirresistentes e ainda promoveram o teste das mãos limpas com a “Caixa da Verdade”: o colaborador colocava as mãos na caixa para revelar quais partes estavam mal higienizadas. Tudo isso acompanhado de uma pessoa fantasiada de Sr. Acineto, a Super Bactéria, tornando a ação lúdica.

A enfermeira da SCIrAS, Gracielle Godoy, ressalta que a dinâmica teve o intuito de demonstrar o nível de eficiência da higienização das mãos dos colaboradores, alertando para uma higiene completa. No mesmo dia, durante a reunião com os gestores do hospital, o supervisor da SCIRAS, médico infectologista Dr. Guillermo Socrates, enfatizou a importância da constante atualização sobre a temática da higiene das mãos, visando uma maior adesão a essa medida que é simples, mas muito eficiente.

Flávia Costa, enfermeira do SCIrAS, explica que a contaminação das mãos dos profissionais pode ocorrer durante o contato direto com o paciente ou por meio do contato indireto com superfícies e equipamentos. “As mãos dos profissionais podem ser persistentemente colonizadas por bactérias, vírus e fungos, portanto é de suma importância a prática rotineira e constante de higienização das mãos”, conclui a enfermeira.

“Medidas simples salvam vidas. Higienize as mãos!” foi o tema da campanha do Dia Mundial de Higiene das Mãos, no dia 5 de maio, realizada pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência a Saúde – SCIrAS do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo