Profissionais do Heapa organizam comemoração de aniversário de paciente na UTI 

Celebração é realizada pela equipe da UTI adulto da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia a paciente que fez 80 anos e está internado desde outubro de 2022

Equipe canta os "parabéns" para o paciente de 80 anos, chamado carinhosamente de Seu Pompon

Por compreender que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem sua rotina complexa, é normal que os profissionais de saúde que fazem parte desse setor desenvolvam uma prática assistencial distante do toque, do carinho, do ouvir e conversar com o seu paciente, que necessita de uma atenção especial. E são nesses momentos que os pacientes e, consequentemente, os familiares, estão com o emocional completamente abalado e vulnerável.

Para tentar minimizar os vários efeitos que uma rotina de UTI pode ter, a humanização é vista como algo essencial dentro de um hospital. Diante disso, é fundamental aplicar um tratamento humanizado e individualizado em cada paciente internado, com ações e reflexões acolhedoras voltadas para tornar mais aconchegante e menos estressante este período de internação, levando em consideração a essência dos valores humanos.

No Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), a união das equipes médica e multiprofissional desse setor possibilita uma costumeira prática humanizada para os pacientes internados em seus leitos individualizados.

Dessa vez, a comemoração de um aniversário foi realizada pela equipe da UTI adulto ao senhor Pompílio Alves Moreira, que completou 80 anos na terça-feira (10/1). Carinhosamente conhecido como Seu Pompom, o paciente está internado desde o dia 21 de outubro de 2022, para tratamento abdominal.

Com balões brancos e verdes, o momento de celebração foi guiado pela médica intensivista Daniela Fiuza, que parabenizou Seu Pompom por completar mais um ano de vida. “Hoje o senhor faz aniversário e mostra como é forte. Um gigante. Essa homenagem representa o orgulho que temos de você”, falou a profissional.

Em seguida, os "Parabéns pra você" foram cantados, com todos os membros da equipe devidamente paramentados. A coordenadora da UTI, enfermeira Isabela Barcelos, valorizou o momento promovido pela equipe. “O cuidado e o amor também são celebrados, tornando o dia mais leve e agradável”, explicou.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo