HGG promove testagem de ISTs para colaboradores

Mais de 230 colaboradores realizaram testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C

 

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nos dias 20 e 21 de dezembro, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C para colaboradores da unidade de saúde. Durante os dois dias de ação, 234 funcionários foram testados.

Segundo Ana Rúbia Amâncio de Oliveira, enfermeira da Gerência de Atenção Primária de Saúde da SES, todos os colaboradores que passaram pela testagem receberam orientações sobre as ISTs. A profissional salientou sobre a importância da realização dos testes no hospital. “Essa ação é muito importante para que a gente descubra os portadores de ISTs e direcione os colaboradores para a realização do tratamento precoce caso a doença seja identificada. Outro fator relevante é que, com a detecção, também podemos barrar a transmissão para outras pessoas”, explicou.

O operador de caldeira do HGG, Nilo Alves de Oliveira, contou que participa de todas as ações promovidas pelo HGG. “Eu sempre realizo os testes que o HGG oferece. E essa ação de hoje é muito importante. Ela nos ajuda a ficarmos em alerta e atentos em relação a nossa saúde. Ninguém sabe o que pode acontecer então é bom prevenir. Foi excelente!”

A técnica de enfermagem do setor de hemodiálise, Wanderleia Ribeiro Costa, aprovou a iniciativa. “Eu achei maravilhoso. O teste deveria ser acessível para todo mundo. As infecções transmissíveis estão em alta, e no meu caso, que trabalho diretamente com sangue, apesar dos cuidados, eu tenho medo. Já participei de outras testagens e pretendo participar em todas as oportunidades que surgirem.

Texto e foto: Ana Luíza Carvalho

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo