1ª Edição do Prêmio Crer de Qualidade homenageia destaques de ciclos de melhorias da unidade

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, realizou no último dia 15 de dezembro a primeira edição do Prêmio Crer de Qualidade. A premiação teve por objetivo fortalecer as práticas seguras e o processo de melhoria contínua na instituição, estimulando nas equipes o hábito de executar ciclos de melhorias estruturados, com práticas seguras, inovadoras resultando em resultados de gestão em saúde cada vez mais sustentáveis. Ao todo, o evento contou com a participação de 78 profissionais da instituição.

O Crer tem uma cultura de qualidade e melhoria contínua desenvolvida desde a sua concepção e buscamos continuamente fortalecer os resultados em saúde com sustentabilidade e segurança. Eu fiquei muito feliz com os ciclos de melhorias recebidos, com a qualidade dos conteúdos e as inovações implementadas”, ressalta a gerente da Qualidade do Crer, Josenei Skorek.

O prazo para as equipes enviarem suas propostas de ciclos de melhorias foi de junho a outubro desse ano, onde foram classificadas e avaliadas 24 propostas, sendo 19 de áreas assistenciais e 5 de áreas administrativas. As avaliações dos ciclos de melhoria foram realizadas por uma comissão composta por membros do Serviço de Qualidade do hospital.

Os ciclos de melhoria foram avaliados quanto a descrição das etapas do PDSA de forma clara e coerente e quanto ao impacto, abrangência e inovação dos resultados. Para a analista da Qualidade do Crer, Juliana Carvalho, a 1ª edição do prêmio é uma importante estratégia para valorizar, fortalecer e apoiar as áreas a evidenciarem seus ciclos de melhoria.

“Trabalhamos com a equipe a política de não esconder nossas falhas, dificuldades e divergências e sim a partir delas identificar a raiz de um determinado problema e melhorar nossos processos como um todo, e quando nossos colaboradores entendem que a notificação não é punitiva e sim com objetivo de gerar melhorias em toda a instituição isso flui de forma orgânica e nos faz manter a qualidade, transparência e excelência já alcançadas pelo Crer”, explica a supervisora de atendimento ao paciente internado do Crer, Fabia Eliane Soares, responsável pelo posto 2, que recebeu a premiação de setor mais notificante do hospital.

Ciclos premiados:
Práticas administrativas de qualidade:
1º lugar: Automatização do serviço das ligações de consultas e exames – Central de agendamentos;
2º lugar: Aplicação do uso para solicitação de forração de leito para os pacientes admitidos na internação via sistema MV – SUGOV;
3º lugar: Matriz de Responsabilidades – Recursos Humanos.

Práticas assistenciais de qualidade
1º lugar: Gerenciamento da Efetividade do Safety Huddle – Equipe de enfermagem da internação (SUAPI);
2º lugar: Implementar a dispensação de materiais e medicamentos através do código de barras em carros de dispensação nas salas operatórias – Equipe da farmácia e Centro Cirúrgico;
3º Ampliação do monitoramento dos eventos de broncoaspiração na instituição – Time de Broncoaspiração e SURINT.

Setor mais notificante: Posto 2 de enfermagem

Texto e foto: Juliana Saran/Agir- Crer

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo