Emoção e alegria marcaram a 10ª edição do “Comunicadores da Alegria” no HGG

Na última quinta-feira, 15, cerca de 30 jornalistas de vários veículos da imprensa goiana percorreram os corredores do HGG proporcionando momentos de descontração aos pacientes do hospital

Muita emoção e alegria tomaram conta dos corredores do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, durante a 10ª edição do “Comunicadores da Alegria”. Mais de 30 jornalistas de diversos veículos de TV, rádio, impresso e portais de notícias da capital, um grupo de palhaços e cantores participaram da ação no hospital.

A preparação dos participantes antes da visita às enfermarias, Unidade de Transplantes e Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HGG contou com maquiagem especial, adornos coloridos e com jalecos. Acompanhados dos cantores Kamila Galiza, Fred Monteiro e Túlio Franco, com os palhaços do Circo Lahetô, os comunicadores se dividiram em dois grupos e saíram visitando todas as alas do hospital, cantando, levando alegria e interagindo com os pacientes internados.

Os artistas Fred e Túlio, que já se apresentaram voluntariamente no Sarau do HGG, outro projeto de humanização da unidade de saúde, contaram sobre o sentimento de participar pela primeira vez do Comunicadores da Alegria. “É sempre uma honra poder trazer alegria para o pessoal que está em tratamento, poder doar um pouco do nosso tempo e da nossa arte para aqueles que precisam. É gratificante demais poder estar aqui e conhecer esse projeto. Assim como faz tão bem para eles, faz muito bem para nós também. É muito lindo. Contem sempre conosco”, declararam.

A cantora Kamila também considerou o momento muito especial. “Hoje foi um dia incrível. A gente pôde estar reunido com mais artistas e isso foi uma alegria imensa. Eu estou muito feliz em fazer parte desse evento maravilhoso. É muito bom trazer alegria para o hospital.”

A diretora de Enfermagem do HGG, Natalie Alves, salientou que o projeto é uma oportunidade para que os jornalistas conheçam de perto a realidade do hospital. “Esse evento é muito especial! É uma oportunidade para que os comunicadores, que noticiam diariamente sobre saúde, possam conhecer de perto a realidade do SUS. Além disso, os pacientes também podem ter contato com os jornalistas que eles consideram seus ídolos. Neste ano estamos na 10ª edição do projeto e ela é ainda mais especial. Após dois anos de pandemia, com as ações presenciais suspensas, nós pudemos retomar o “Comunicadores da Alegria” no formato presencial. Nós tomamos todos os cuidados necessários para oportunizar esse momento de interação, troca de energia e bons sentimentos”, destacou. 

O paciente José Maria Barbosa de Melo, 54 anos, que está se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no HGG, contou, todo emocionado, que a ação alegrou o seu coração e levou muita alegria. "Eu gostei demais e essa ação muito alegrou o meu coração. Eu preciso revitalizar os músculos da face para poder rir, porque eu sofri um AVC, então foi bom até para estimular o meu riso. Eu pedi aos cantores uma música do Bruno e Marrone, que eu gosto muito, e eles atenderam o meu pedido. Foi muito bom! As pessoas só conseguem passar uma imagem de alegria e revitalizar quando elas têm um estímulo, então essa ação foi muito boa. Obrigado por vocês fazerem esse trabalho maravilhoso conosco"

Outra paciente que aproveitou a manhã alegre foi a dona Maria José Pimenta Borges, 79 anos. “Nossa! Eu adorei. Gostei demais! Fiz até um pedido especial de uma música do Roberto Carlos que eu sou fã. Eu não esperava que esse momento fosse acontecer aqui no hospital, mas alegrou o meu dia! Até a dor que eu estava sentindo na perna foi embora”, contou.

Os participantes declararam que a iniciativa fez tão bem para eles da mesma maneira que eles imaginam que fez bem aos pacientes. O sentimento de gratidão e felicidade contagiou todos os comunicadores, conforme confirmou o repórter da TV Goiânia Band, Cássio Neves. “Eu participo desde a 3ª edição do projeto. A primeira vez que eu vim foi na intenção de trazer alegria, mas, na verdade, eu saí daqui mais preenchido e feliz. A experiência de estar com pessoas que estão em recuperação, ser recebido com um sorriso no rosto é muito gratificante. Como comunicador, considero que esse projeto me preenche muito, por isso eu faço questão de participar todos os anos, porque, de fato, eu cresço a cada vez.

A repórter da CBN, Laís Araújo, participou pela primeira vez da ação. Ele relatou a emoção que sentiu durante a visita aos pacientes. “Foi uma experiência muito boa, incrível, saber que a gente enquanto comunicador também pode ter um papel importante na vida das pessoas. Todos os dias nós temos pautas que envolvem saúde, pessoas que precisam de um tratamento, além de que também conversamos com pessoas que perderam seus entes queridos. Hoje estar aqui, trazendo alegria para todas essas pessoas é um sentimento inexplicável”, destacou. 

O repórter da TV Alego, Murilo Santos, compartilhou a experiência de também ter participado do projeto pela primeira vez. “Eu já conhecia o projeto, mas essa foi a minha primeira participação. Fiquei muito feliz e lisonjeado com o convite. Foi uma experiência muito gratificante. Eu já imaginava que seria bom, mas foi muito melhor e superou todas as minhas expectativas. Eu acho que quem faz esse trabalho sai muito mais recompensado”, contou. 

Texto e foto: Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo