HDT recebe estagiários ingleses

Referência em doenças infectocontagiosas no Brasil, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT) também vem ganhando visibilidade como unidade de ensino no país e no exterior. No mês de maio, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade acolhe dois estudantes ingleses para estágio. Os alunos do 4º ano do curso de Medicina da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, Anita Kalakonda, de 22 anos, e Ian Dorrington, de 23, souberam do HDT por meio de amigos que moram no Brasil. Depois de pesquisarem muito sobre o funcionamento da unidade e se apaixonarem pelo que encontraram, fizeram contato direto com o hospital para a realização do estágio. No início de maio, vieram para Goiânia e permanecerão no quadro de estagiários do HDT durante todo o mês para vivenciarem o ensino na prática.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do hospital, o infectologista João Alves, os estudantes estão acompanhando os procedimentos nas enfermarias, ambulatórios de Dermatologia, Ginecologia e Infectologia. “Nesses setores eles têm a oportunidade de conhecer e aprender sobre doenças como Tuberculose, Hanseníase, entre outras, além de observarem o procedimento dos médicos junto aos pacientes. Essa troca de experiências é muito boa tanto para os estudantes como para o hospital”, explica o diretor. Muitos estudantes do curso de Medicina de universidades internacionais tem buscado o hospital para a realização de estágios, principalmente para aprenderem sobre as doenças tropicais, já que em seus países de origem elas não são comuns e, por isso, não são muito exploradas academicamente.

Nos últimos três anos a unidade recebeu seis alunos do exterior, dois holandeses, dois canadenses, uma romena e uma polonesa. Departamento de Ensino e Pesquisa – Referência no tratamento de doenças infecciosas e dermatológicas, o HDT recebe alunos do curso de Medicina de faculdades conveniadas (UFG, PUC Goiás e UniEVANGÉLICA) para estágio curricular em Infectologia, em regime de internato, além de estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. No ano de 2016, o hospital recebeu 268 estagiários de medicina e 20 multiprofissionais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo