Saúde promove o Primeiro Encontro Estadual de Práticas Integrativas Complementares (PICS)

O evento traz como tema os desafios e oportunidades no processo de implantação das PICS no âmbito do SUS

As práticas terapêuticas  auxiliam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza na próxima segunda-feira (12/12), o Primeiro Encontro Estadual de Práticas Integrativas Complementares (PICs), que ocorrerá no auditório da Escola Estadual de Saúde de Goiás. O evento reunirá diversos profissionais do SUS que atuam com as PICs nos municípios e na capital.

A inclusão das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), teve início em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que incluía cinco procedimentos.  Atualmente são oferecidas 29 modalidades, como meditação, terapias florais, shantala, homeopatia, acupuntura, dança circular, fitoterapia, medicina tradicional chinesa entre outras.   São práticas terapêuticas que auxiliam no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, desenvolvidas para o cuidado e o autocuidado humanizado.

As práticas integrativas estão presentes na Rede de Atenção à Saúde do Estado de Goiás, especialmente na Atenção Primária e Secundária. Para ter acesso, é preciso uma unidade de saúde do SUS mais próxima de sua residência e solicitar encaminhamento. O Estado conta com o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) – referência nacional – situado na capital de Goiânia, que oferta integralmente práticas integrativas em saúde. O serviço ocorre por meio da regulação estadual sendo aberto a todos os municípios goianos.

Em Goiás, 83% dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam estas práticas, contribuindo para os cuidados de saúde mental de seus usuários como, por exemplo, cuidados com a depressão. O I Encontro Estadual de Práticas Integrativas, tem como objetivo discutir projetos de políticas para implantação das PICs em todos os municípios goianos.

Atualmente, devido ao cenário pós-pandêmico, houve grande crescimento na busca por terapias integrativas. Considerando a efetividade das respostas, baixo custo dos procedimentos e disponibilidade no SUS. "O evento vai além da troca de experiências que é muito importante. Pretendemos identificar os principais desafios e as oportunidades para implantação das práticas em todos os cantos do Estado. As PICs promovem hoje bem estar, saúde, equilibrio mental e corporal e devem estar disponíveis pra população", afirma Juliana de Sousa, da coordenação de práticas integrativas. 

Serviço: I Encontro de Práticas Integrativas
Data: 12 de dezembro
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório Escola de Saúde de Goiás

O encontro também será transmitido pela internet:
Link de Transmissão do Evento: https://youtu.be/5z9WYws3kB8
Haverá demonstração de algumas práticas durante o evento 

Texto: Yara Galvão
Foto: Arquivo

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo