SES realiza ações da campanha Dezembro Vermelho, mês da conscientização e luta contra Aids

Ações de testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C acontecem em população indígena e pacientes do CRER

Visitantes e pacientes do CRER participam da campanha dezembro vermelho de luta contra AIDS

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) intensifica as ações de testagens que ocorrem durante todo o ano. No mês voltado à conscientização e luta contra HIV/AIDS, as equipes da atenção primária percorrem empresas, instituições dos municípios goianos para testar o maior número possível de pessoas e prevenir doenças de infecção sexualmente transmissíveis.

Esta semana, as testagens ocorrem nas aldeias indígenas de Aruanã e Carretão. Na segunda-feira, foram realizados 108 testes de HIV, sífilis, hepatites B e C. O trabalho continuará até a próxima sexta-feira (09/12).

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), a campanha acontece até amanhã (07/12), das 8h às 12h, com testagens para visitantes, pacientes e acompanhantes.

As pessoas que testam positivo recebem orientações dos profissionais de saúde, sobre realização de exames que confirmam o diagnóstico, no caso de sífilis e hepatites. Outra orientação importante é quanto à necessidade de entrar na rede de saúde para acompanhamento e tratamento.

De acordo com a SES-GO, de 2010 a novembro deste ano, Goiás já registrou 14.163 casos de HIV, dos quais 11.072 na população masculina e 3.091 na feminina – desses 1.765 em gestantes. Há ainda o registro de 24 crianças vivendo com HIV – sete delas menores de 5 anos – e 387 casos de óbitos por Aids, divididos entre 242 do sexo masculino e 145 do feminino. Somente em 2022, foram registrados 38 óbitos por Aids e 755 adultos com HIV. A faixa etária de maior contaminação entre adultos e gestantes é de 20 a 39 anos.

Texto e fotos: Yara Galvão/ Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo