HEMNSL encerra atividades em alusão à campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul deste ano teve como tema “Saúde também é papo de homem”, e ressaltou a necessidade do cuidado da própria saúde de uma forma contínua

Psicóloga aplicou uma sessão de relaxamento aos participantes

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) encerrou, na sexta-feira (25/11), a programação alusiva a campanha Novembro Azul – mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
 
A campanha Novembro Azul deste ano tem como tema “Saúde também é papo de homem”, e ressaltou a necessidade do cuidado da própria saúde de uma forma contínua. Para lembrar os seus colaboradores e companheiros de pacientes sobre a campanha, a unidade, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), dedicou três dias de conscientização, com foco na saúde geral do homem.
 
No dia 25, a psicóloga Viviane Ferro abordou a questão da “Saúde Mental”. Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Viviane destacou que a saúde mental está ligada ao equilíbrio entre emoções e sentimentos. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida. Dependendo de como a pessoa está emocionalmente, pode desencadear a doença mental. Ela falou da importância de buscar o bem-estar físico e mental e respeitar os limites do corpo e mente, bem como buscar ajuda, se necessário. A psicóloga também falou sobre a saúde social. A importância de interagir com a família, amigos, colegas e sociedade.
 
Por maiores que sejam as atividades diárias, é necessário encontrar alguns  minutos para relaxar e reduzir a carga de estresse. Com essa orientação, a psicóloga aplicou uma sessão de relaxamento aos participantes.
 
No dia 24, o nutricionista Rafael Celestino discorreu sobre “Os erros na alimentação que podem lhe prejudicar”. O profissional salientou que uma má alimentação desenvolve vários problemas de saúde como obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2, etc. O nutricionista enumerou uma lista dos principais erros como não tomar café da manhã; pular refeições; abusar de refrigerantes e do café; abusar de alimentos processados; comer muita carne vermelha, entre outros.
Segundo Rafael, a educação alimentar é uma das principais ferramentas para entrar em forma, e a mudança de hábito deve começar dentro de casa, no que a pessoa está consumindo. Para ter uma boa saúde é preciso ter uma alimentação saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
 
“Muito importante os temas apresentados: Alongamento, Alimentação Saudável e Saúde Mental. Gostei do relaxamento. Excelente alerta, pois a gente só procura um especialista quando está quase no fundo do poço”, avaliou o colaborador José Francisco Dantas. “Excelentes abordagens. A questão da saúde mental, sem dúvida, temos que ter muita atenção”, pontuou Manoel Guimarães.
 
“Além de orientar os homens sobre a importância dos exames de rotina para o diagnóstico precoce, os incentivamos a se cuidarem. Saúde e bem-estar são imprescindíveis para a qualidade de vida”, afirmou o presidente da Cipa, Geraldo Reis.
 
Nos três dias, os participantes ganharam brindes como canetas, balas e cartão.
 
Marilane Correntino (texto e foto) /IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo