Policlínica Estadual de Formosa alerta sobre doenças do homem

Ação na unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal aborda importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades como câncer de próstata

Colaboradores, pacientes e acompanhantes receberam chaveiro com a frase “Homem também se cuida”

Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro), a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou diversas intervenções para o público masculino na unidade, entre elas, uma palestra educativa para o público que aguardava nas recepções, ministrada pelo médico da família  Rafael Marcos.

Em sua exposição, o médico explicou sobre fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, os principais sintomas, tratamento e meios de prevenção. Rafael Marcos frisou a importância de realizar o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla em inglês), destacando que, ao ser diagnosticado precocemente, as chances de melhor tratamento e recuperação são maiores.

Na oportunidade, foram entregues lembrancinhas que buscavam fazer alusão à campanha chaveiro com a frase “homem também se cuida”.

Em outra ação, a enfermeira Ângela Maria conduziu uma roda de conversa com os colaboradores da unidade. Ela pontuou a importância de realizar acompanhamentos preventivos, elucidou a necessidade do autocuidado, fomentando a importância da data, os colaboradores também foram presenteados com chaveiro.

Os homens da unidade também foram convidados a participar de uma prática de autocuidado, com uma sessão de ventosaterapia, prática integrativa complementar em saúde ofertada pela equipe de fisioterapia, com o intuito de aliviar tensão muscular e dores.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo