Equipe da SES participa de encontro sobre controle de arboviroses

Evento nacional, realizado em Brasília, apresenta novo sistema integrado, no qual as informações sobre controle das arboviroses são reunidas em uma única plataforma

Evento debate ações e projetos para controle de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika

Uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participa, em Brasília, da Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses. O evento é realizado de 21 a 23 de novembro, pelo Ministério da Saúde, e reúne representantes de todos os Estados, com o propósito de apresentar e discutir ações e projetos voltados à melhoria do controle das arboviroses, em especial, a dengue, chikungunya e zika. 

A equipe de Goiás é composta pela superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim; pela gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da Suvisa, Ana Cristina Gonçalves de Oliveira; e pela coordenadora de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da Suvisa, Maristella Vieira dos Santos Sasse. Entre os temas debatidos destacam-se Perspectivas para Vigilância e Controle das Arboviroses no Brasil, Sistema de Informações de Gestão das Arboviroses e Estratificação de Risco de Arboviroses para Cenários Operacionais. 

Novo sistema
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, acentua que são boas as perspectivas para controle das arboviroses no próximo ano. Ela adiantou que foi anunciado a implementação de um novo sistema integrado, no qual as informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão em uma única plataforma, tanto na área de controle de vetores quanto na área de vigilância epidemiológica. Esse novo sistema, conforme a superintendente, vai proporcionar melhorias no gerenciamento das ações de controle e vigilância com consequente  tomada de decisões mais acertivas.

“Esperamos levar desta reunião, para os municípios goianos, experiências exitosas e novas estratégias de controle vetorial, para que possamos melhorar nossos indicadores em saúde", disse a superintendente. Flúvia Amorim acentuou que Goiás já está dando um passo significativo com esse propósito.

Só neste ano foram realizados oito seminários de capacitação em manejo clínico, com a participação de médicos e enfermeiros tanto da rede pública quanto privada de saúde e em vários municípios do Estado, além de capacitar trabalhadores de controle vetorial dos 246 municípios.

Maria José Silva/Comunicação Setorial

Foto: Suvisa/SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo