Imagens de N. Sra. de Lourdes e Sagrada Família restauradas recebem bênçãos no HEMNSL

Entrega e benção das esculturas são realizadas no auditório da unidade do Governo de Goiás, com a presença da diretora operacional, Juliana Paixão 

 

Capelão Rafael Magul dá as bênçãos às imagens, acompanhado por colaboradores da unidade de saúde

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu, na segunda-feira (21/11), das mãos do capelão da unidade Rafael Magul, as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Sagrada Família totalmente restauradas. A entrega e benção das esculturas foram realizadas no auditório da maternidade, com a presença da diretora operacional, Juliana Paixão, e colaboradores.

As imagens estão na unidade de saúde do Governo de Goiás desde a sua inauguração, em 1970, e ficavam no corredor do hospital. Com frequência, as pacientes,  acompanhantes e os próprios profissionais param de frente às imagens para ter um momento de fé e fazer suas orações, seja para acalmar suas aflições, seja para agradecer por uma graça.

Com a iniciativa dos setores do serviço social e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), que pretendem dar um espaço melhor e mais acolhedor para as esculturas, a assistente social Lourdes Maria e a enfermeira Paula Chistina pediram ajuda ao setor da Capelania.

Sensibilizado, o capelão Rafael Magul levou as imagens para o artista plástico e escultor Gilvan Cabral, um dos grandes nomes da arte goiana, e pediu que fossem entregue antes do Natal. O artista deu prioridade e, além de entregar as imagens com menos de um mês, bem antes do Natal, realizou seu trabalho de forma voluntária.

As imagens têm sido sempre um meio para dar a conhecer e transmitir a fé em Cristo e a veneração e amor à Santíssima Virgem e aos santos. O pe. Rafael destacou a importância do símbolo para o acolhimento das pessoas, independentemente da religião. “Nós não adoramos imagens, e sim o que elas representam”.

O padre ainda parabenizou a direção e os colaboradores da instituição de saúde pela iniciativa e também pela estrutura humana, pois a pessoa que chega na maternidade percebe que a atmosfera é diferenciada, cheia de amor. Por fim, orou e abençoou as imagens e desejou a todos os presentes saúde, paz e fraternidade. 

“Pensava que a restauração iria demorar um pouco mais, mas estamos trabalhando na construção de um espaço especial para as esculturas”, disse Paula Chistina. “Só gratidão ao pe. Rafael e ao artista Gilvan Cabral pelo excelente trabalho”, afirmou Lourdes Maria.

“Estamos muito felizes com a restauração das obras, e só temos a agradecer pelo carinho e apoio do padre Rafael e pela generosidade do artista Gilvan Cabral, em nos presentear com seu belo trabalho”, destacou Juliana Paixão.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo