Hospital Estadual da Criança e do Adolescente promove 3º intensivo de cirurgias

Durante a ação, no sábado passado, unidade de saúde do Goveno de Goiás reúne cerca de 40 profissionais para realizar 23 procedimentos de cirurgia geral em pacientes infantis

Profissional do Hecad conduz um dos pequenos pacientes para sala de cirurgia

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu o terceiro intensivo de cirurgias eletivas na unidade do Governo de Goiás, no sábado (19/11). Segundo a diretora-geral da unidade do Governo de Goiás, Mônica Costa, a equipe cumpriu a meta de realizar 23 procedimentos em pacientes infantis. 

"Esta é mais uma iniciativa do Hecad visando ao atendimento da população em cirurgias eletivas nas especialidades médicas de cirurgia geral pediátrica, tanto do ponto de vista do pré-operatório (exames, consultas) como do procedimento em si (internações e cirurgias) ”, explica a diretora-geral. Para isso, foram envolvidos cerce de 40 profissionais diretos, entre as equipes de cirurgiões pediátricos, enfermagem e equipe multidisciplinar do centro cirúrgico. 

A supervisora de enfermagem, Valéria Abreu, ressalta a preparação do ambiente para receber as crianças para as cirurgias de forma humanizada, com balões e iluminação diferenciada, além da aromoterapia, que já faze parte do cotidiano da unidade no centro cirúrgico. Valéria enfatiza que, apesar de este ser um evento dinâmico, o uso de práticas integrativas é importante para minimizar o medo e a ansiedade. 

Vivian Duarte (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo