Saúde na Praça do HGG soma 198 atendimentos de prevenção à DPOC

Procedimentos relacionados à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica são realizados pela equipe médica e multiprofissional da unidade do Governo de Goiás

Profissional do HGG realiza exame de capacidade pulmonar durante o Saúde na Praça

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promoveu, Nessa quinta-feira (17/10), o mais uma edição do projeto Saúde na Praça. A ação fez um alerta para a prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e ofertou 198 atendimentos médicos e multiprofissionais gratuitos à população.

A ação ocorreu durante toda a manhã, das 7h às 12h, e contou com a orientação de médicos pneumologistas da unidade do Governo de Goiás, com apoio das equipes de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Os cidadãos que passaram pela tenda do projeto puderam realizar exame de espirometria, teste de glicemia, aferição da pressão, entre outros procedimentos.

Médico pneumologista do HGG presente na ação, Marcelo Rabahi explicou que a DPOC geralmente se manifesta de forma silenciosa e, por esse motivo, a iniciativa de alertar a população para a prevenção da doença é extremamente importante. "Muitas vezes, as pessoas não percebem os sintomas da doença e aqui nós vamos orientá-las. Além dos principais sintomas, iremos falar sobre as causas e também vamos explicar sobre as formas de identificação do problema e a importância do início do tratamento precoce", pontuou.

Nilton Isidoro Amâncio, de 60 anos, estava em casa quando ouviu a divulgação da ação pela televisão. Ele contou que se identificou com alguns dos sintomas mencionados e resolveu ir para a praça para ser atendido. "Eu vi na televisão e vim correndo pra cá, porque eu acho que tenho algum problema de pulmão", justificou.

"O médico foi falando e fui identificando. Eu sinto muito cansaço, até mesmo para andar, e às vezes tenho falta de ar. Então hoje vou aproveitar para descobrir se eu realmente tenho algum problema. É a primeira vez que eu participo de uma ação como essa, e gostei bastante, pois, se não fosse por ela, eu nem teria condições de fazer esse exame."

O paciente Elvio Alves de Oliveira, de 44 anos, também parabenizou o hospital pela iniciativa e reforçou a importância da promoção de ações como essa. "Muitas pessoas não têm o recurso financeiro para fazer o atendimento particular, e aqui vocês estão disponibilizando todo esse trabalho de graça para a gente. E nós estamos aproveitando. É muito importante sempre cuidarmos da nossa saúde e poder ter acesso a esses atendimentos de forma gratuita", destacou.

Olenira Lorença, 66 anos, é paciente do HGG e estava chegando ao hospital para uma consulta eletiva, quando viu a movimentação na tenda. Ela contou que sempre teve vontade de participar do Saúde na Praça. "Eu sempre venho ao hospital e tinha vontade de passar aqui, para ver como eram os atendimentos. Hoje eu tive a oportunidade de parar e ser atendida. Eu já aproveitei de tudo. Já aferi a pressão, medi a glicose, passei até pelo médico do pulmão,” contou.

Ana Luiza Carvalho (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo