Carreta da Prevenção atende detentas do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

Em dois dias na unidade prisional, serviço itinerante ligado à Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realiza 47 mamografias e 38 coletas de exame citopatológico

Unidade móvel de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino estacionada ao lado do complexo prisional

A unidade móvel de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou, na quarta e quinta-feira (16 e 17/11), mamografias e exames citopatológico de colo de útero nas detentas da Penitenciária Consuelo Nasser e da Casa de Prisão Provisória (CPP), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. Durante os dois dias de atendimento no complexo prisional, a unidade móvel realizou 47 mamografias e 38 coletas de exame citopatológico.

O gerente das unidades móveis de saúde, Ueder Elbano dos Santos, explica que elas fazem parte do sistema de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo uterino em Goiás. “A Carreta da Prevenção é uma ferramenta de saúde que fortalece a rede preventiva contra o câncer, facilitando a realização dos exames de mamografia e papanicolau”, afirmou.

De acordo com o gerente de assistência biopsicossocial da  Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP), Sandro de Souza e Silva, o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é de suma importância para assegurar o direito de acesso das mulheres privadas de liberdade aos serviços de atenção integral à saúde. “(O serviço) promove, dessa forma, um conjunto de ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde”, disse.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo