HEMNSL celebra Dia Mundial da Qualidade e homenageia colaboradores

Data, que este ano caiu em 10 de novembro tem por objetivo mostrar a relevância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, a fim de promover o crescimento e a prosperidade

Dia Mundial da Qualidade é marcado no HEMNSL por palestras, delicioso lanche e brindes a colaboradores 

Na segunda quinta-feira de novembro é comemorado o Dia Mundial da Qualidade, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990. A data, que este ano caiu em 10 de novembro, tem por objetivo mostrar a relevância do tema para a produtividade e competitividade das organizações, a fim de promover o crescimento e a prosperidade.

Em uma unidade de saúde, a qualidade busca promover melhorias específicas e ações que garantam a segurança do paciente na prestação do cuidado, como a redução de erros e melhorias no atendimento e assistência.

Para comemorar a data, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do setor de qualidade, promoveu uma ação para os colaboradores. A gerente de Qualidade Corporativa do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) em Goiás, Ariane Andrade, abriu a solenidade, falando da importância da gestão de qualidade. “É uma peça chave no cotidiano de uma empresa a fim de aprimorar o desempenho dos processos, pessoas e ambiente de trabalho”, afirmou.

Em seguida, foi realizada a palestra Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa, ministrada pela gerente assistencial do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), enfermeira Fernanda Suassuna. A palestrante tem vasto conhecimento sobre o tema, pois trabalha há 22 anos com a questão da qualidade.

Fernanda começou questionando os colaboradores sobre o que entendiam sobre o tema. Ela destacou que a cultura de qualidade começa com a gestão e vai sendo repassada para os gerentes, coordenadores até atingir todos os departamentos.

Ela abordou a importância do empenho de todos em relação aos componentes organizacionais relacionados ao fluxo, aos protocolos, à estrutura e aos processos, porque vão influenciar na qualidade. “A Qualidade é uma ferramenta para melhorar a assistência ao paciente.

A cultura da qualidade é cada um entender os processos de cada setor e respeitar esse fluxo, pois tudo será impactado no final. Todos formam uma só equipe buscando a melhoria contínua da assistência”, pontuou a profissional.

A entrada do auditório e corredor foram decorados foi decorada com balões. Os colaboradores escreveram o que pensavam sobre qualidade e colocaram nos fitilhos dos balões. E ainda foram distribuídos bombons e doces.

Homenagens 
Ainda durante o evento, 13 colaboradores mais elogiados nos últimos quatro meses foram homenageados. Os profissionais da unidade do Governo de Goiás oferecem um atendimento humanizado e de qualidade, o que tem levado a inúmeros registros de agradecimento na ouvidoria da unidade.

Com isso, a ouvidora Viviane Ferro entregou um certificado acompanhado de uma caneca recheada de doces e cartão personalizado aos colaboradores mais elogiados pelos usuários. “É uma forma de reconhecimento, de valorizar e agradecer cada colaborador pelo acolhimento às pessoas aqui assistidas”, disse Viviane.

“Essa homenagem foi maravilhosa. Fica em nosso coração o desejo de prestar um atendimento melhor a cada dia às nossas pacientes”, pontuou a enfermeira Maria José Araújo. “É um sentimento de gratidão, por estar prestando um atendimento adequado e humanizado”, avaliou a enfermeira Alessandra Rocha.

“Ficamos muito felizes em saber da satisfação dos usuários e, principalmente, pelo reconhecimento de nossos profissionais. Esses elogios dão mais motivação em continuar prestando uma assistência de qualidade e servem de inspiração para os colegas”, destacou a diretora operacional Juliana Paixão.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

 

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