Hecad implanta projeto piloto para preparação de medicamentos

Intuito é garantir diluição de medicamentos com processo mais econômico e seguro

Na segunda quinzena de outubro, foi iniciado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade do Governo de  Goiás, um projeto piloto de diluição de medicamentos para dispensação individualizada. O objetivo do novo processo é centralizar a atividade de diluição de medicamentos em único técnico de enfermagem, a cada plantão, que realiza exclusivamente essa função para mitigar possíveis falhas no preparo das soluções e aumentar ainda mais a segurança do paciente.  

Além disso, espera-se que, com a centralização, as doses sejam otimizadas, pois segundo Thais Cortes, farmacêutica e supervisora da farmácia do hospital, um frasco do medicamento poderá atender várias prescrições, gerando mais economia e sustentabilidade da unidade de saúde. “A administração de medicamentos é uma atividade diária e constante. A etapa que antecede a ação, o preparo dos medicamentos, é a mais complexa e gera normalmente o maior número de dúvidas. Neste sentido, o preparo do medicamento foi centralizado na figura de um profissional que fará o processo visando à economia, segurança e qualidade”, explica. 

Monise Marques, supervisora da unidade de internação, relata que após a implementação da sala de diluição, conseguimos maior controle nos processos relacionados a administração segura de medicamentos, garantindo melhor rastreabilidade do sistema. “Tivemos um ótimo engajamento dos colaboradores envolvidos no projeto, em que todos participaram do planejamento até a fase de implementação e execução”, destaca.  

Vivian Duarte (texto)/Agir
Foto: SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo