SES oferece serviços à população no Dia Mundial de Combate ao AVC
Durante todo o sábado, data alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, profissionais de saúde realizaram mais de 400 atendimentos, entre eles testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre a prevenção a doença
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) encerrou as ações de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), neste mês de outubro, oferecendo serviços as pessoas que passavam pelo Parque Lago das Rosas, no setor Oeste, em Goiânia, durante todo esse sábado (29/10), data em que é lembrada o Dia Mundial de Combate ao AVC. Dados da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia apresentam que o AVC, juntamente com as doenças cardiovasculares, foram as causas mais comuns de mortes no Brasil no primeiro quadrimestre deste ano.
Foram oferecidos serviços de aferição de pressão, testes glicêmicos, orientações com médicos sobre prevenção, sintomas e atendimento do Acidente Vascular Cerebral, uma das principais causas de mortes no país. A ação contou com a colaboração de profissionais de saúde do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Na oportunidade, também foram oferecidos atendimentos com práticas alternativas, como auriculoterapia, homeopatia da dengue e danças corporais. Ao todo, foram mais de 400 atendimentos durante todo o dia.
A superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Danielle Jaques, reforçou a importância de sempre estar com sinal de alerta para essas doenças. “Alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas, evitar a ingestão de bebida alcoólica, são medidas simples do dia a dia que garantem melhor qualidade de vida e, consequentemente, menos riscos que levam à doença”, lembrou. Os sintomas característicos do AVC são: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou compreender, perda visual, tontura, dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça sem causa aparente.
Hospitais de referência
Durante toda a semana em que se é lembrado o Dia Mundial de Combate ao AVC as unidades do Governo de Goiás realizaram programação especial sobre o tema. Hugo, Hugol, Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) e Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) tiveram momentos especiais para pacientes e colaboradores. Em Goiás, o Hugo lançou neste ano o projeto Angels que oferece atendimento às vítimas do AVC. O serviço garante atendimento ágil a esses pacientes, permitindo a diminuição de sequelas da doença.
Fotos: Marco Monteiro
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás