HEMNSL faz abertura da 110ª edição do curso Gestar Vidas

O curso, realizado há 31 anos na unidade, foi criado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre gestação e nascimento e proporcionar às mulheres uma gravidez tranquila

As orientações as gestantes são feitas semanalmente pela equipe multidisciplinar da unidade, com duração de três meses

O curso “Gestar Vidas” já é uma tradição no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade do Governo de Goiás. Realizado há 31 anos, nesta quinta-feira (27/10) aconteceu mais uma abertura do curso, que está em sua 110ª edição. A rede de apoio da unidade dará um treinamento para as 25 gestantes inscritas no grupo.

Organizado pelo Serviço Social, Psicologia e Capelania Hospitalar da unidade, o curso para gestantes foi criado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre gestação e nascimento e proporcionar às mulheres uma gravidez tranquila. As orientações são feitas, semanalmente, pela equipe multidisciplinar da unidade, com duração de três meses. Nesta edição, as aulas ocorrerão em sistema híbrido, ou seja, de forma presencial e online.

A diretora operacional da unidade, Juliana Paixão, deu as boas-vindas às participantes. “Estamos muito felizes em tê-las conosco. Saibam que nessa maternidade vocês terão todo acolhimento que merecem, nessa fase marcada por muito amor e dedicação”, destacou a diretora, desejando boa sorte às futuras mamães.

Alguns integrantes da equipe multidisciplinar da unidade se apresentaram, destacando sua especialidade e se colocando à disposição das gestantes. A coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria, agradeceu a participação das participantes e destacou a ideia do curso. “Nossa intenção é auxiliá-las em todas as questões para que estejam mais preparadas para os desafios da maternidade e para o parto”, pontuou a assistente social.

A reunião contou com a presença do capelão Rafael Magul, que realizou o momento de oração. O capelão destacou a importância do trabalho realizado na maternidade junto às mulheres grávidas. “Aqui há inclusão. Tudo é feito com carinho e amor, que é a força mais poderosa do mundo”, afirmou, citando versículos da Bíblia – Coríntios 13 – que fala sobre o amor.

Aproveitando que estamos na campanha do Outubro Rosa, a equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, distribuiu folhetos informativos sobre o câncer de mama e também o panfleto de divulgação do aplicativo Pastoral da Criança + Gestante.

Ao final da solenidade, as participantes receberam uma roupinha para o bebê e também houve sorteio de brindes. A maranhense Daiane Pereira está com 13 semanas de gravidez, e só tem elogios à maternidade. “Tenho seis filhos homens, dois deles nasceram aqui e fui muito bem tratada. Me sinto acolhida nesta unidade”, destacou Daiane, feliz à espera de  uma menina.

Curso – Em cada encontro será abordado um tema diferente, entre eles: Direito da mulher e os programas sociais; Alimentação durante a gestação; Aspectos emocionais; Tipos de parto; Exercícios preparatórios para o parto; Aleitamento materno; Cuidados com o recém-nascido e esclarecimento de dúvidas. O corpo de palestrantes é composto por médico obstetra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e biomédico. Ao fim do curso, as participantes receberão um kit de enxoval doado por parceiros da unidade.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo