Ministro da Saúde visita nova unidade de transplantes do HGG

Visita na nova instalação, que contou com investimento de cerca de R$ 2,8 milhões do Governo de Goiás, ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/10)

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o Governador, Ronaldo Caiado,visitaram a nova unidade de transplantes do HGG

Nesta quinta-feira, 27 de outubro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, visitaram a nova unidade de transplantes do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), unidade do Governo de Goiás, para conhecerem de perto as instalações. A estrutura conta com um ambiente moderno que proporciona o atendimento mais humanizado para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento no local foi de cerca de R$ 2,8 milhões, e foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Com estrutura moderna, em uma área de 644m², a unidade conta com 32 novos leitos, sendo 26 para transplantes de rins, fígado, pâncreas e rim-pâncreas, e outros seis para transplante de medula óssea – novo atendimento que está em processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Brasil é um dos países com o maior programa público de transplantes do mundo e tem uma das principais políticas públicas nessa área e estamos reforçando isso. “Ser habilitado para doação não é uma grife, é um ato de amor, um compromisso”, disse Queiroga.

O governador do Estado, Ronaldo Caiado, destacou que a entrega da nova unidade é um grande avanço na saúde em Goiânia e em Goiás. “Essa unidade é uma referência e representa um avanço importante para nós. Teremos quase que o circuito completo de transplantes com capacidade de realização no HGG. Cada vez mais, estamos sensibilizando o cidadão para que entenda que a política de doação de órgãos é fundamental para continuarmos salvando a vida de tantos goianos e brasileiros que dependem da doação”, pontuou.

O secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, também reforçou sobre o avanço que a entrega representa para a saúde no Estado. “Além de já sermos referência em transplantes renais e hepáticos, agora somos a primeira unidade estadual a fazer transplantes de medula óssea. Agora conseguimos fazer tudo aqui no HGG, com padrão de qualidade, e acolhimento”, pontuou.

A unidade de saúde já é referência no Estado de Goiás. Desde a sua implantação, em 2017, o serviço de transplantes renais do HGG já realizou mais de 704 procedimentos, além de 39 transplantes de fígado. O Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), assim que for habilitado pelo Ministério da Saúde, terá a capacidade inicial de realizar mensalmente no mínimo seis transplantes (transplante autólogo), além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes por mês.

A área exclusiva para os pacientes conta com apartamentos com antecâmara, climatização com pressão negativa do ar e filtros hepa, equipamentos para purificação da água nas torneiras e chuveiros com o objetivo de evitar o risco de contaminação para os pacientes, copa e banheiros exclusivos para acompanhantes, além de outros aspectos importantes para o atendimento à legislação sanitária vigente e às boas práticas.

Também participaram da visita à nova unidade de transplantes, o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) – organização social que administra o HGG – José Cláudio Romero; o secretário-executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Fernandes Dias; a secretária em Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Maíra Batista Botelho; a diretora presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMSGO), Veronica Savatin Wottrich; a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim; o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso; o superintendente estadual do Ministério da Saúde em Goiás, Sebastião Donizeti da Silva; prefeitos e prefeitas municipais; deputados eleitos e reeleitos; gestores e servidores do HGG, entre outros convidados.

Ana Luiza (Texto)/Idtech
Fotos: Secom

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo