HEMNSL recebe coordenador internacional da Pastoral da Criança

Encontro na unidade do Governo de Goiás visa apresentar a  ferramenta e formar multiplicadores para divulgar aplicativo para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade

Nelson Arns fala a colaboradores do hospital sobre o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu, na sexta-feira (21/10), a visita do coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, acompanhado pelos integrantes da Pastoral de Goiânia, Maria Lúcia da Silva e Paulo de Souza.

Recebidos pela diretora operacional da unidade, Juliana Paixão, os visitantes se reuniram com alguns colaboradores da maternidade para apresentar o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante, voltado, principalmente, para gestantes e mães.

Dr. Nelson Arns – filho da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns –, falou da importância dos cuidados necessários nos primeiros mil dias de vida sobre os efeitos do parto normal na vida das mães e dos bebês e explicou sobre a nova ferramenta. O aplicativo é gratuito e contém orientações para cada fase da gestação, bem como os cuidados com o bebê e acompanhamento da criança até os 6 anos de idade. 

“Com a constante evolução da tecnologia, o mercado de aplicativos está conquistando cada vez mais espaço. E com esse novo mecanismo, queremos chegar a um maior número de pessoas, para conscientizar sobre a importância do pré-natal, além de acompanhar o estado nutricional das crianças”, destacou Nelson Arns.

“É uma ferramenta que pode ajudar muitas gestantes e puérperas que atendemos em nossa unidade hospital. Acredito que trará benefícios para toda comunidade”, avaliou Juliana Paixão.

Cuidado com os filhos
O aplicativo tem como objetivo auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, educação e desenvolvimento infantil em seu ambiente familiar e comunitário. Além disso, também é utilizado pelos voluntários da Pastoral da Criança para acompanhar mensalmente famílias vulneráveis oferecendo orientações e informações importantes a respeito de cada fase de gestação e idade das crianças. A ferramenta pode ser utilizada em modo offline, sem conexão com a internet, em celulares ou tablets.

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra Zilda Arns Neumann e por Dom Geraldo Majella Agnelo. A pastoral tem como lema “Para que todas as crianças tenham vida em abundância”. O órgão luta para reduzir o número de mortalidade infantil e materna e para fazer com que as crianças, mesmo as mais vulneráveis, vivam em um ambiente favorável ao seu redor.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo