10ª Reunião da CIT pactua alteração no Programa Previne Brasil

CIT atende solicitações de estados e municípios e prorroga “virada de chave” dos indicadores do Previne Brasil relativos ao terceiro quadrimestre de 2022. 

Décima Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT)

Representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reuniram-se nessa quinta-feira, 20, na 10ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no auditório Carlyle Guerra de Macedo – Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília (DF). A CIT atendeu solicitações de estados e municípios e prorrogou “virada de chave” de indicadores do Previne Brasil, programa que  tem o objetivo de aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e fortalecer os vínculos entre a população e a equipe de saúde.

Com o aceite da pactuação, no terceiro quadrimestre de 2022, será considerado o percentual de alcance real para as metas de cinco indicadores elencados e cem por cento para as metas dos indicadores de hipertensão e diabetes. 

“Embora, o Programa Previne Brasil esteja apresentando resultados positivos desde sua implantação, os municípios ainda possuem desafios com alguns indicadores. Por isso, no intuito de manter uma construção da Atenção Primária à Saúde de forma tripartite para os avanços do programa, realizaremos a prorrogação da virada de chave dos indicadores de hipertensão e diabetes para atender a solicitação dos estados e municípios”, esclareceu  o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Camara Medeiros Parente. 

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, explicou que em Goiás, já se discutia com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS-GO), como o Estado poderia ajudar os municípios, caso houvesse cortes nos recursos do Previne Brasil. “Nessa questão da pactuação, somos a favor”, informou. 

Pautas
Entre as pautas da 10ª CIT, foram apresentados e discutidos o “Painel Epidemiológico e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Covid-19”, o “Painel Epidemiológico da Monkeypox”, a “atualização das Normativas de Vigilância Epidemiológica da Covid-19” e o “Estado da Arte referente a Habilitação dos Leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico Tipo II”. 

Também foi discutida a continuidade do processamento dos dados de vacinação e-SUS APS e SIPNI – SE/MS e apresentadas visitas técnicas ao Programa Previne Brasil. 

Patrícia Almeida (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo