Crer realiza simulação realística de incêndio na oficina ortopédica

Treinamento faz parte de exigência leal para unidades de saúde visando garantia de segurança de pacientes e colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás

Pacientes e colaboradores que estavam no local são orientados por brigadistas sobre como proceder durante o ncêndio

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, no dia 9 de setembro, a simulação de Brigada de Incêndio no Bloco 1, onde funciona a oficina ortopédica da unidade de saúde do Governo de Goiás.

O simulado é uma exigência legal. A Norma Técnica 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) tem por objetivo simular emergências que podem ocorrer na unidade. O cenário da simulação foi a de um curto-circuito na oficina ortopédica, que desencadeou um princípio de incêndio no primeiro andar do prédio.

O suposto incidente levou à evacuação do prédio e o resgate de uma vítima, socorrida pelos enfermeiros da instituição para realização dos primeiros atendimentos. Os pacientes e colaboradores que estavam no local foram orientados pelos brigadistas sobre como proceder durante o incêndio.

Antes da simulação, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) alinhou com um paciente que estava na instituição para tratamento que ele encenasse estar passando mal durante a simulação de incêndio, como elemento surpresa do exercício. Logo após a ação, esclareceram que se tratava de um treinamento simulado para todos os presentes. O treinamento envolveu 18 brigadistas e durou, ao todo, 3 minutos e 15 segundos.

Avaliação positiva
Para a supervisora do SESMT do Crer, Simone Espinar de Camargo, a avaliação do treinamento foi positiva. "É muito importante a simulação, pois conseguimos colocar em prática o que foi aprendido durante o treinamento de brigada e podemos verificar a desenvoltura da equipe de brigadista em uma situação real, corrigindo os erros e apontando melhorias no processo de evacuação das áreas", explicou.

A Brigada de Incêndio do Crer é composta por 170 brigadistas e tem como atribuições organizar ações de prevenção como avaliação dos riscos existentes, inspeções dos equipamentos de combate a incêndio, inspeções das rotas de fuga, orientações à população fixa e flutuante e ainda exercícios simulados.

Ainda este ano, A SESMT vai realizar a simulação em todos os blocos da instituição, de acordo com o Plano de Atendimento a Emergência (PAE), visando à segurança dos colaboradores e pacientes da instituição.

Láila Dionizio (texto e foto)/Agir

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo