Dia R, Goiás Veste Rosa marca mês de conscientização sobre câncer de mama

Ações de promoção à saúde desenvolvidas neste mês têm ponto alto nesta quinta-feira. Dia R marca, com a cor símbolo do movimento, os esforços voltados a sensibilizar população quanto a importância do autocuidado

Secretário Sandro Rodrigues e demais servidores da SES-GO chamam atenção para o Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) e Gerências de Atenção Primária (Gerap) e Secundária (Geras), realiza ações que alertam para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da prevenção ao câncer do colo do útero. Palestras, rodas de conversa, capacitações, além da agenda das Carretas da Saúde no interior, fazem parte da programação do Outubro Rosa, dedicada a disseminar informações e incentivar a prevenção do câncer de mama e de útero.

Para marcar esse esforço coletivo, o Dia R propõe o uso da cor símbolo do movimento, nesta quinta-feira (20/10). Os participantes da Reunião CIB, que será realizada às 14 hs na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, foram convidados a aderir ao Dia R. "Temos ampliado a rede de atenção à saúde da mulher, com o incremento das Policlínicas e das Carretas da Saúde ligadas a elas", explica o secretário da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues.

Tanto os hospitais estaduais como as Regionais de Saúde estão promovendo iniciativas que informem pacientes, familiares e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce. Cartazes, panfletos e cards foram distribuídos aos municípios, orientando sobre os cuidados para prevenção e, principalmente, incentivando para que as mulheres façam exames anuais para diagnósticos precoces das doenças. 

"É uma recomendação do próprio Ministério da Saúde a importância das mulheres irem às unidades cuidarem da saúde num todo. O movimento do Outubro Rosa chama a atenção pra isso e para o câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chance a mulher tem para o tratamento", esclarece a gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Peixoto. 

Carretas da Prevenção
Este ano, as ações de conscientização ganham reforço com as unidades móveis de prevenção, equipadas com toda estrutura necessária para a realização de exames, nos municípios ligados às Policlínicas. O Estado tem, hoje, seis Policlínicas, nos municípios de Posse, Goianésia, Quirinópolis, Goiás, Formosa e São Luís de Montes Belos. Cada uma possui uma Carreta da Prevenção, que percorre o Estado promovendo acesso das mulheres aos exames de mamografia e citopatologia. 

Elas totalizam 34 exames de mamografias ofertados diariamente, 170 exames semanais e 748 mensais. O exame com resultado normal é entregue na Regional de Saúde, que o repassa às Policlínicas. Em seguida, é enviado às Secretarias dos Municípios onde residem as pacientes atendidas. Caso os exames apresentem alterações, é  realizado o agendamento de consultas na Policlínicas de abrangência e a solicitação de exames necessários para confirmação diagnóstica.

Casos de câncer 
Desde o início do mês as carretas de prevenção, percorreram  municípios como o de Serranópolis, Buriti de Goiás, Posse, Formosa, Teresópolis e Cidade de Goiás. Em todo o Estado, o número de casos de câncer de mama chegou a 1.208, com 546 óbitos no ano de 2020. Esse número subiu para 1.232, em 2021, e este ano são 423 casos. 

Com relação aos casos de câncer do colo do útero, foram registrados 760 casos em 2020, entre eles, 227 mortes. No ano passado, esse número foi reduzido para 725, e este ano, são 158 casos registrados da doença. 

Comunicação Setorial/SES-GO

Foto: Iron Braz

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo