Ações da SES no Outubro Rosa ajudam a reduzir incidência de câncer de mama

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas reduzem em até 30 por cento os casos da doença


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio das Gerências de Atenção Primária e Secundária, realiza, durante todo o mês, o Outubro Rosa, com várias atividades sobre os cuidados para prevenção do câncer. Entre eles, estão: alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso corporal adequado, evitar consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. Outra medida importante, para as mulheres, é a amamentação.

A adoção desses hábitos é responsável pela redução, no País, de até 30% dos casos de câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Vestir de rosa, usar lacinhos cor de rosa, enfeitar fachadas de lojas, tudo isso chama a atenção, mas o impacto fundamental é lembrar a mulher a importância de manter hábitos saudáveis e ainda fazer os exames de mamografia”, reforça a gerente interina da Atenção Primária, Ana Paula Faria Elias Tavares.

O objetivo do Outubro Rosa também é incentivar as mulheres a fazerem exames anuais para diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, mais chances de cura a mulher tem. Em Goiás, a população feminina de 50 a 69 anos somam, no Estado, 699,6 mil, e a quantidade de mulheres que precisam realizar o exame de mamografia atualmente é de 349,8 mil. Para esse atendimento, a rede pública de saúde do Estado, oferece 107 mamógrafos com exames realizados pelo Sistema Único de saúde (SUS).

Mamografia
No mês de outubro, historicamente, há o registro de aumento na realização dos exames de mamografia. Desde 2019, a procura por exames aumenta mais de 30% no mês de outubro e permanece em alta até o fechamento do ano. Mesmo em 2020, ano de crise da pandemia, as mulheres também procuraram a mamografia, que possibilita o rastreamento do câncer e é recomendada à mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), até julho de 2022, mais de 36 mil mulheres fizeram os exames de mamografia, em unidades estaduais. Além dos hospitais, as seis unidades da rede de Policlínicas também fazem o atendimento e ainda contam com as Carretas da Prevenção, veículos adaptados com aparelhagem moderna para exames de mamografia e citopatologia.

As carretas oferecem 34 exames de mamografias por dia, 170 exames semanais e 748 mensalmente. Durante esse mês, as carretas estarão em locais estratégicos do Estado, justamente para reforçar o acesso de mais mulheres no cuidado à saúde. E ainda as unidades hospitalares e regionais de saúde foram estimuladas para realização de ações alusivas ao Outubro Rosa, como decoração, iluminação e palestras.

As mulheres que procuram uma unidade de saúde do município para realizar os exames são, caso os resultados apresentem alterações, agendadas para consultas nas Policlínicas, quando são solicitados exames necessários para a confirmação diagnóstica.

Goiás Veste Rosa
Para reforçar a campanha e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também de colo do útero, a SES-GO convida a todos os seus colaboradores a se vestirem com a cor rosa no próximo dia 20, o Dia R, Goiás Veste Rosa.

As ações de prevenção intensificadas em todo o Estado, no mês de outubro, também alertar as mulheres a fazerem o devido acompanhamento o ano todo. Só em 2021, Goiás registrou 1.232 casos de câncer de mama e 725 de câncer do colo do útero.

As duas doenças lideram o ranking de óbitos em relação à população feminina no Brasil. No Estado, em 2020, foram 546 vidas perdidas para o câncer de mama, e 227 mortes para o câncer do colo do útero. A busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura de ambas as doenças.

Yara Galvão/Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo