Pacientes do Crer celebram Dia das Crianças com programação especial

Unidade de saúde do Governo de Goiás promove brincadeiras, atividades lúdicas, oficina de recicláveis, personagens vivos, conscientização de vacinação e confecção de RGs

Zé Gotinha, ao lado de menina, incentiva adesão à campanha Xô Dodói, de imunização contra a pólio

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou no dia 7 de outubro a celebração do dia das crianças com pacientes em tratamento na unidade do Governo de Goiás. Ao longo do dia, as crianças e os profissionais participaram de brincadeiras e atividades lúdicas, oficina de recicláveis, confecção de RGs, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.

Na comemoração, o Crer também incentivou adesão à campanha Xô Dodói, com direito à presença do personagem Zé Gotinha e distribuição de kits pedagógicos da campanha de vacinação conscientizando sobre o Dia D de imunização contra poliomielite.

A Campanha de Multivacinação tem como propósito vacinar crianças com menos de 5 anos contra a paralisia infantil e atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes, conscientizando também os responsáveis por essas crinças, alcançando, assim, 95% da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

“O Dia das Crianças celebra a infância, etapa marcante do desenvolvimento, em que se vive as primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar, convivendo com os semelhantes e adultos no ambiente escolar. Entretanto, várias crianças que frequentam a instituição possuem sua rotina permeada de consultas médicas desde a tenra idade, e algumas não frequentam a escola", lembra Vilma Inutuka Rocha, coordenadora de odontologia do Crer.

"É importante aproveitar os momentos festivos e através de abordagem lúdica conscientizar as crianças e os familiares sobre a manutenção da saúde bucal. Nós utilizamos vestimentas não formais, bonecos de pelúcia e macro arcada para a ação. Após receber orientação de escovação, os pacientes foram presenteados com um kit de higiene bucal”, afirma Vilma Rocha.

Durante o dia, a Polícia Civil de Goiás, por meio do Instituto de Identificação, confeccionou carteiras de identidade (RG) dos pacientes da unidade e também da comunidade. “Fiquei muito encantada e emocionada em ver a felicidade estampada em cada rostinho e também de seus familiares. Percebemos que tudo que fizemos valeu a pena”, ressaltou a Thais Costa Soares, fisioterapeuta do Crer.

A Núbia Joaquina Pereira, mãe do paciente Calleb Vieira, comentou que achou o dia muito legal e que estava muito feliz em ver o filho brincando e socializando com outras crianças construindo brinquedos pedagógicos. “O meu filho participou de tudo e saiu de lá muito feliz.”A comemoração contou com a contribuição de diversos parceiros. Todas as crianças presentes receberam um kit guloseimas, para deixar o dia ainda mais feliz.

 

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo