Hugo promove 3º Encontro dos Residentes e Ex-residentes

Evento reúne especialistas formados e em formação na unidade para atualização de conteúdos e debate sobre atuação no mercado de trabalho

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) realizou o 3º Encontro de Residentes e Ex-residentes de Ortopedia da unidade de saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), na sexta-feira 1º, no auditório da instituição. Mais que rever amigos e apreciar agradáveis encontros, o momento foi oportuno para atualização e capacitação de assuntos da área ortopédica. O evento foi idealizado pelo preceptor fundador da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do Hugo, Jefferson Soares Martins, com o objetivo de estimular o desenvolvimento profissional e aprimorar a assistência entregue ao paciente que necessita dos cuidados do hospital, referência em traumas do Centro-Norte brasileiro.

Criada em 2004, a residência do Hugo já formou 42 ortopedistas que atuam no mercado goiano e também em outros Estados. O programa é dividido em aulas teóricas, atividades ambulatoriais e centro cirúrgico, além de pronto-socorro e plantões. “Temos uma grade curricular completa que abrange conteúdo teórico e muita prática, o que colabora para o sucesso dos nossos médicos em congressos, na prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e, consequentemente, no mercado de trabalho”, observa o coordenador do programa, José Moisés Costa.

Atualmente, a especialidade conta com 14 residentes em formação. Diego Wagmacker é um deles e está no último ano de residência. Para ele, a fase mescla sentimentos. “É uma sensação de ansiedade por estar às vésperas de uma prova de títulos, bem como de segurança, por saber e confiar na formação que tivemos, a qual nos deixou completamente aptos para o mercado de trabalho” revela. Após anos intensos de residência, Wagmacker avalia que “foram muito proveitosos, pois nesse tempo tivemos um salto muito importante em nosso conhecimento científico, técnico e habilidades manuais”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço novo

Formado pela segunda turma de residentes do Hugo, em 2009, Fábio Peres atua hoje na área de cirurgia de coluna, em Cuiabá. “Quando iniciei a residência, era um serviço novo no Estado. Então, antes de me matricular, vim conhecer a unidade e fiquei impressionado. À época, as estatísticas mostravam que o hospital realizava 16 cirurgias ortopédicas a cada 12 horas – isso era um volume cirúrgico maior que qualquer outro hospital que existia na capital, já com programas conceituados. Além disso, o propósito das aulas teóricas me chamou muito a atenção, pois não é em todo lugar que encontramos isso. Me matriculei e foi uma escolha muito assertiva na minha vida.”

Além da área técnica, a questão afetiva também marcou o período de residência de Peres. “Fiz muitos amigos durante os anos que passei aqui e, apesar de estar há quase uma década sem voltar ao Hugo, o sentimento de pertencimento não mudou; quando pisei aqui novamente, me senti em casa, pois vivi a instituição por três anos da minha vida de forma bem intensa”, relembra, de forma saudosa.

Em lado oposto nessa situação, Renan Arcanjo iniciou a residência em 2019. “A fama da residência do Hugo no mercado já é consolidada. Temos aula, cirurgia, ambulatório, é um programa muito completo. Assim, considerei, inclusive, a quantidade de pacientes do Hugo, pois aqui já temos contato com casos muito complexos e, ainda ao longo da residência, podemos nos capacitar quanto a técnicas cirúrgicas e saímos com um conhecimento bom para trabalhar em praticamente todos os serviços de ortopedia do País, sem medo de encarar o mercado”, observa o residente.

“É muito gratificante ver esse auditório lotado de colegas, profissionais formados e capacitados aqui no Hugo para atuarem neste ramo da medicina. Mais que estimular a pesquisa, a assistência e o desenvolvimento profissional, o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia deste hospital tem o objetivo de honrar a tradição da ortopedia goiana”, relata Jefferson Soares, primeiro coordenador e atual preceptor da residência.

 

Jovana Colombo (texto e foto), do Haver

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo