HDT celebra importância dos cuidados paliativos

Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos (NTCCP) da unidade promove série de ações para marcar data mundial

Ação do Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos envolveu todas as equipes HDT

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre anualmente no segundo sábado de outubro, que caiiu no dia 8 em 2022. Todos os anos a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não-governamental elege um tema para a campanha. Para este ano foi escolhido: Curando Corações e Comunidades.

Para marcar a data no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a equipe do Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos (NTCCP) promoveu, na semana passada, uma série de ações.

Além da produção de banners contendo conteúdos específicos e que foram utilizados para sensibilizar as equipes da unidade sobre o tema, os membros do núcleo percorreram todos os setores do hospital levando informações complementares e tirando dúvidas dos colaboradores.

A médica responsável pelo NTCCP do HDT, Amanda Travaglia, explica que os cuidados paliativos são tratamentos centrados na prevenção e redução do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual de pacientes com doenças crônicas e agudas que ameaçam a vida, independentemente do estágio da enfermidade. “A assistência é promovida pela equipe multidisciplinar do hospital, formada por profissionais da psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, do serviço social e da terapia ocupacional”.

Importância
De acordo com a WHPCA, 76% dos pacientea que precisam de cuidados paliativos estão em países em desenvolvimento. Anualmente, 57 milhões de pessoas precisam desses cuidados e, desses, 25 milhões estão no final da vida. Outros 18 milhões de pessoas morrem morrem por ano em dor e angústia desnecessárias, sem acesso a esse tipo de atendimento.

Essa especialidade tem como objetivo proteger as pessoas do sofrimento causado por doenças prolongadas. O conforto oferecido inclui alívio e prevenção de incômodos físicos, como dores, náuseas, falta de ar, entre outros, e ainda amparo emocional, social e espiritual ao paciente e à família.

Segundo a diretora técnica do HDT, Karine Borges de Medeiros, as ações promovidas pelos cuidados paliativos representam parte da mola propulsora da assistência do hospital.

“O ano de 2022 tem sido repleto de desafios para toda a nossa equipe, porém é muito gratificante perceber como todos têm se empenhado em promover uma assistência cada vez mais ampla e qualificada à nossa população que tanto precisa”, disse.

 Igor Guimarães (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo