Hospital Estadual de Pirenópolis completa 27 anos

Unidade celebra conquistas no atendimento à população local e da região desde que foi fundada, em 7 de outubro de 1995

Colaboradores e diretoria participam de missa pelos 27 anos do Heelj

O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj) completou 27 anos na quinta-feira (6/10), celebrando conquistas e melhorias no atendimento à população. Localizado em Pirenópolis, a instituição foi fundada como unidade estadual em 7 de outubro de 1995, tendo sido gerida pela prefeitura local até 1999. A partir daquele ano, o Governo de Goiás assumiu a gestão e em 2014, quando passou a ser administrada por organizações sociais (OSs).

Para celebrar a data, foi realizado um evento no Heelj, que contou com culto e missa, celebradas pelo padre Wellington Gonçalves e pastores Lourival Melo e Pastor Israel. Ao longo dos seus 27 anos de existência, o hospital ajudou a população do município, do Estado e imediações, oferecendo um atendimento de qualidade. Há um ano e nove meses, está sob gestão da Fundação Universitária Evangélica (Funev), que introduziu mudança no perfil de unidade, que incluiu serviços com mais especialidades e atendimentos cirúrgicos.

“Há um planejamento de ampliar o atendimento, que é de 2 mil pessoas por mês. Hoje, o hospital realiza 150 procedimentos cirúrgicos mensais, tem taxa de ocupação aceitável na internação, equipe profissional com psicólogo, assistente social, nutricionista, e permanece prestando serviços ambulatoriais a toda a comunidade, sem contar os atendimentos, mas áreas de ortopedia, psiquiatria, psicologia, nutrição e cirurgia geral”, diz Joseval dos Reis Britto, diretor da unidade. 

Referência
A meta do hospital é continuar investindo no principal ativo que é desenvolver profissionais capacitados e prontos para a proposta da unidade. Na avaliação do corpo diretivo do Heelj, a padronização dos atendimentos através do sistema regulatório do Estado trouxe mais assertividade ao processo de encaminhamento de vagas. “Além disso, o fato de durante a pandemia termos conseguido manter assistência a quem nos procurava e até termos sido referência em atendimento, ressalta nosso compromisso com a saúde da população”, afirma João Pedro dos Santos, diretor executivo da Funev.

A unidade conta com alguns colaboradores que fazem parte da história do Heelj, como Maria Vulpina Godinho Gomes, Assistente Técnico de Saúde, que atua no hospital desde julho de 1985, e Waldivino de Souza Canedo, motorista no Heelj desde 1998. Ambos são considerados exemplos de funcionários que acompanharam a evolução da entidade. “É uma honra integrar o time do Heelj poder fazer a diferença na vida das pessoas do nosso entorno”, destacou Waldivino.

Participaram ainda do evento o assessor e o procurador da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Oliveira e Breno Mendonça; a coordenadora do Setor de Regulação de Pirenópolis, Fernanda Cristina; o capitão Cristiano, representante do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis; e Helieth Ferreira, do Lar São Vicente de Paula de Pirenópolis, entre outros convidados.

Hariane Rodrigues e Felipe Homsi (texto) e G. Souza (foto)/Funev

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo