Governo de Goiás tem primeiro hospital a alcançar 100% na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente

Centro Estadual de Reabilitação e Adaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu a declaração da Anvisa, indicando grau máximo de conformidade aos indicadores de segurança do paciente

A declaração de 100% em segurança do paciente concedida pela Anvisa, foi recebida pela diretoria do Crer

O Centro Estadual de Reabilitação e Adaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu a declaração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que a instituição alcançou 100% de conformidade aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos, constantes nos instrumentos da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente do ano de 2021. Essa avaliação é coordenada pela Anvisa, em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente e Vigilância Sanitária da Visa-GO.

“O resultado é mais uma evidência do compromisso com a segurança do paciente e reforça a qualidade dos serviços prestados pelo Crer na área da saúde em Goiás, o que é uma meta de toda nossa rede própria”, celebrou o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, ao parabenizar toda diretoria e equipe do Crer pela conquista.

Um total de 915 hospitais brasileiros participou da avaliação nacional que se constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva. 

Crivo
O processo de avaliação das práticas de segurança do paciente faz parte das ações anuais sanitárias previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. São avaliados 21 indicadores em que as instituições de saúde são classificadas nos níveis: Conformidade Alta, Conformidade Média e Conformidade Baixa. 
Foram considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde. “Construímos uma história de respeito, da qual nos orgulhamos todos os dias. Completamos duas décadas cuidando de vidas e podemos dizer que temos o pioneirismo, a humanização e a excelência em saúde presente no DNA da nossa trajetória”, afirma o diretor geral do Crer, Válney Luiz da Rocha. 

Equipe
A gerente de qualidade do Crer, Josenei Skorek, ressalta que a maturidade das equipes e da instituição é fator fundamental para a conquista deste resultado. “Essa conquista é reflexo do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido na unidade desde a sua inauguração, em 2002”, explica. 

Segundo os indicadores, os hospitais são classificados em três grupos: conformidade alta (67% – 100%), conformidade média (34% – 66%) e conformidade baixa (0% -33%), em relação às práticas de segurança do paciente. A Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança e enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde preconizados pela Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) n.º 63/2011 e  RDC n.º 36/2013. 

Legenda: Desde 2017, o Crer é classificado como hospital de “Conformidade Alta” e, agora, atinge grau máximo da avaliação 

Legenda: A declaração de 100% em segurança do paciente concedida pela Anvisa, foi recebida pela diretoria do Crer

Comunicação Setorial SES-GO/ Assessoria Crer-Agir
Fotos: Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo