Escola de Saúde de Goiás debate cuidados paliativos no 1º Encontro com os Autores da Resap

Roda de conversa com especialistas, discutiu a importância de entender o tratamento paliativo na vida de um paciente com uma doença incurável e o papel da família

A roda de conversa tratou sobre o artigo científico “A percepção da família sobre cuidados paliativos”

O 1º Encontro com os Autores da Revista Científica da Escola de Saúde Pública de Goiás "Cândido Santiago” (Resap) foi realizado nesta quarta-feira (21), na Biblioteca Profª Ena Galvão, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SESG). A roda de conversa tratou sobre o artigo científico “A percepção da família sobre cuidados paliativos”, da autora Carlinda Oliveira Braga, em coautoria com Cristiane Soto Machado e Fernanda Guedes Afiune.

“O objetivo do nosso evento é divulgar e difundir para que outros autores possam ser motivados a publicar na nossa revista. Também queremos que as pessoas conheçam e usufruam do espaço da biblioteca”, afirmou a bibliotecária Úrsula Francisca Picarelli. Ela ainda explicou que o trabalho apresentado no evento foi escolhido previamente por uma comissão, baseado no número de acessos à revista.

A autora do artigo, Carlinda Oliveira Braga, trabalha como psicóloga clínica no Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia (Cebrom). Ela explicou a escolha do tema para o seu trabalho, iniciado em 2019, quando era residente no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Segundo ela, a família é fundamental no tratamento de pacientes com um diagnóstico que ameaça a continuidade da vida. 

“É um assunto difícil, que ainda é um tabu, mas que vem trazendo resultados positivos, a partir de conversas como a que tivemos aqui. O ideal é que a família converse sobre o tratamento paliativo antes que chegue a fase terminal da doença e entenda a importância dos cuidados com o paciente, para além da doença”, explica Carlinda. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tratamento paliativo é aquele dedicado aos pacientes com doenças que não mais respondem a tratamentos curativos. O objetivo principal é conseguir controlar a dor e outros sintomas, bem como problemas psicológicos, sociais e espirituais. O tratamento está relacionado com “viver bem”, mesmo no caso de uma doença incurável.

Encontro com os Autores
A expectativa da organização é tornar o Encontro com os Autores um evento mensal com outros convidados e novos temas. A bibliotecária Úrsula Francisca Picarelli complementa que a maioria dos autores que publicam na revista da Escola de Saúde de Goiás são residentes que já passaram pela saúde estadual, mas que a publicação é aberta e de acesso livre e gratuito para toda a comunidade. 

A Resap
A Revista Científica da Escola de Saúde Pública de Goiás "Cândido Santiago” foi lançada em 2015 e tem a missão de disseminar o conhecimento científico, desenvolvido por pesquisadores e trabalhadores da área das Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Educação em Saúde e Gestão em Saúde.

A revista é uma publicação da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesc) que atua na formação de profissionais de saúde em diversas áreas do conhecimento e níveis de formação, incluindo a pós-graduação Lato Sensu e, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), oferece o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, tendo alguns de seus servidores como docentes deste programa. 

Este programa está na quinta edição, com previsão de uma nova turma em agosto deste ano. As parcerias para oferta de cursos de especialização tem se dado com as principais instituições do Estado. No plano Federal, a principal parceria nesta área vem se realizando com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ).

Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo