Hecad promove sessão de cinema semanal para pacientes internados

Projeto de humanização Cineminha Hecad busca proporcionar jornada mais branda a crianças em tratamento no hospital e suas mães

Com a mãe, Elíka Sales, Maria Eliza, em tratamento no hospital, vibra com Toy Story, no Hecad

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), promove a humanização nos atendimentos de toda a rede própria do Estado. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em  Goiânia, por exemplo, os pacientes contam com uma sessão de cinema semanal, do Cineminha Hecad. O projeto começou em julho deste ano e é realizado todas as quintas-feiras, no período vespertino. 

Cerca de 20 crianças internadas na unidade de saúde, sempre acompanhadas de suas mães, são direcionadas ao auditório do hospital para assistir a um filme infantil de sucesso. O momento se torna ainda mais agradável com uma deliciosa pipoca e suco de fruta, que são distribuídos para os pequenos e acompanhantes. O lanche é supervisionado pela equipe de nutrição do hospital. 

A diversão é garantida, e a segurança, reforçada, visto que todos são direcionados aos lugares mais adequados do auditório, respeitando a locomoção e o distanciamento. O supervisor multiprofissional, Lucas Machado, destaca que o objetivo do cineminha é trazer o encantamento, proporcionando um momento de diversão e descompressão, para a jornada dos internados ser mais branda.

Na sessão desta quinta-feira, as crianças se divertiram com Toy Story. "Acho legal, quero ver mais filme", comemorou Maria Eliza, acompanhada da mãe, Élika Patrícia Sales, que também gostou da iniciativa do hospital, que já exibiu também Rei Leão, Pinóquio e outros sucessos do gênero infantil.

"Muito interessante, porque minha filha, bem tristinha na internação, fica acamada e nunca tinha ficado em hospital, então estava muito nervosa, muito triste. Mas aí quando ela foi convidada para o Cinema, ela ficou super animada, ela levantou da cama bem rapidinho, pegou o ingresso e veio toda contente. Eu fico com o coração cheio de gratidão", disse a mãe

Humanização
O projeto de humanização do hospital conta ainda com brinquedoteca e ambiência dedicada ao perfil pediátrico. A equipe promove ações sazonais de datas comemorativas, como Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães e outras; ação de aniversário no leito; Projeto Abraçar, que lida com o adoecimento e manifestações psicológicas; Oficina Dirigida, que trabalha na confecção de palhaços; e promove a visita dos voluntários do Projeto Condutores do Riso. 

O Hecad
Inaugurado em fevereiro deste ano, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente conta com pronto-socorro 24 horas, assistência laboratorial, exames de diagnóstico por imagem e atendimento ambulatorial de diversas especialidades médicas pediátricas com capacidade para 146 leitos de internação, sendo 116 de Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O hospital sedia, ainda, o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), parte estratégica da atenção ao paciente com lábio leporino e fenda palatina da SES-GO. Outro importante serviço oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é a operação de separação dos gêmeos siameses.

O Hecad também presta atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual, por meio de um ambulatório com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos com expertise e vivência nessa área. A unidade de saúde conta com ambientes  como fraldários, brinquedoteca com acompanhamento pedagógico, monitorização, capela ecumênica e espaço de acolhimento familiar.

Vivian Duarte/Agir

Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo