SES distribui kits pedagógicos da campanha Xô Dodói em Cmeis de Goiânia

Primeira unidade a receber material da campanha de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes é o Cmei Goiânia Viva, nesta terça-feira, às 8h30. SME e SMS da capital são parceiras na iniciativa

Sandro Rodrigues (no dia do lançamento da campanha) estará presente no Cmei Goiânia Viva

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues; e o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, iniciam, nesta terça-feira (13/9), a primeira entrega dos kits pedagógicos da Campanha Xô Dodói no município de Goiânia. O evento está marcado para as 8h30, no Cmei Goiânia Viva, e contará com a presença do prefeito Rogério Cruz e do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso

A campanha publicitária Xô Dodói, do Governo de Goiás, visa incentivar a imunização contra poliomielite e também a atualização da caderneta de vacinação, em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação. Os kits pedagógicos foram produzidos pensando na parceria com as escolas municipais de educação infantil. 

"A parceria com as Secretarias Municipais de Educação é imprescindível para alcançarmos as crianças, pais e professores com informações seguras sobre a vacinação", diz o titular da SES-GO, ressaltando que a campanha mirou o fato de que crianças aprendem brincando. "Na hora que estiverem montando o jogo ou pintando o livro, vão entender melhor o que é a imunização. Com a ajuda da família e da comunidade escolar, vamos bater a meta de cobertura”, disse Sandro Rodrigues. 

Goiânia vai receber 33.685 kits para os alunos menores de 5 anos de idade matriculados na educação infantil, ou seja, aqueles que estão nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital. Cada kit contém quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. De forma lúdica, a Xô Dodói busca instruir sobre a importância da imunização. 

O secretário ainda destaca que um dos objetivos da campanha e de todo esse trabalho educativo é eliminar mitos construídos acerca da imunização. As vacinas são seguras, registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, durante todos esses anos, foram responsáveis por erradicar diversas doenças. Devido à desinformação, algumas doenças estão voltando. “Mas aqui em Goiás elas não são bem-vindas”, garante Sandro Rodrigues.

Cobertura vacinal
Devido à baixa cobertura vacinal, a campanha nacional foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e segue até o dia 30 de setembro. Em Goiás,  são 943 salas de vacinação distribuídas nos 246 municípios goianos, o que garante o atendimento mais próximo possível à residência das pessoas. 

O Estado alcançou 27,86% da população de crianças na faixa etária de 1 a 4 anos protegidas contra a poliomielite. A estimativa populacional dessa faixa etária é de 405.617. Já foram aplicadas 112.998 doses. Antes do Dia D, em 20 de agosto, a cobertura estava em 19,73%.

Além da vacina contra a poliomielite, estão disponíveis imunizantes para menores de 15 anos. As doses são da BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus humano; meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus; influenza tipo b; febre amarela; hepatite A; e a tríplice viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. 

Considerando a vacinação de rotina, o Estado está acima da média nacional em relação ao público menor de 2 anos de idade. A única exceção é quanto à vacina tríplice viral. Goiás ainda está com 68,43% enquanto, no Brasil, a cobertura está em 70,55%. Considerando o número de doses aplicadas durante a campanha de multivacinação, o Estado ocupa o décimo lugar entre as unidades da Federação. 

SERVIÇO
Distribuição dos kits pedagógicos da Campanha Xô Dodói para os Cmeis de Goiânia
Data: terça-feira (13/8)
Horário: 8h30
Local: Cmei Goiânia Viva, na Rua GV23 – QD 55 LT APM, Residencial Goiânia Viva, Goiânia — GO.

Isabela Melo/Comunicação Setorial SES-GO
Fotos: Iron Braz
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo