Capacitação em Assistência ao Acidentado por Animais Peçonhentos

O Centro de Informações Toxicológicas (CIT), da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, realiza em Posse nessa quinta-feira, dia 22 de junho, a “Capacitação em Assistência ao Acidentado por Animais Peçonhentos”. O evento tem como objetivo capacitar profissionais da vigilância e assistência das Secretarias Municipais de Saúde jurisdicionados à Administração Regional de Saúde Nordeste II, visando tornar aptas as equipes de servidores da saúde, cuja função é fornecer informação e orientação sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção dos acidentes por animais peçonhentos, bem como realizar a vigilância epidemiológica a nível local.

Segundo a equipe multiprofissional responsável pelo Programa, a frequência de acidentes e mortes causadas por animais peçonhentos, em especial escorpiões tem aumentado, especialmente em menores de 10 anos em decorrência da proliferação destes animais em várias regiões do país.

Diante disso, o conhecimento sobre as características das espécies peçonhentas é fator determinante para a diminuição das condições favoráveis à proliferação destes animais, principalmente em áreas urbanas, como é o caso das aranhas e escorpiões. O CIT tem realizado inúmeros treinamentos a médicos e enfermeiros em todo o Estado, no intuito de melhorar a assistência aos acidentados não só por escorpiões, mas por quaisquer animais peçonhentos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo