Hemu desenvolve ações em comemoração ao Dia do Nutricionista

Colaboradores da unidade estadual de saúde são avaliados sobre o estado nutricional e orientados para uma adotarem dieta mais saudável

Colaboradores aguardam para passarem por orientações passadas por nutricionistas do Hemu

O nutricionista atua na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana. O papel desse profissional dentro do hospital é de fundamental importância para o tratamento e recuperação mais rápida do paciente. Para marcar o Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio do setor de nutrição, desenvolveu várias ações levando informação sobre o ato de nutrir-se e a importância de uma alimentação saudável, para os colaboradores.

No hall do primeiro andar, foi montada uma árvore para que os colaboradores pudessem deixar sua opinião sobre como a nutrição tem influência na sua vida e sua saúde. A pessoa escolhia um papel em forma de fruta, escrevia e amarrava na árvore da vida.

Durante toda a tarde, os profissionais puderam fazer avaliação antropométrica (peso, altura e Índice de Massa Corpórea – IMC) e também a avaliação bioimpedância elétrica – que calcula a composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional da pessoa. 

Após as avaliações, os nutricionistas orientaram sobre os benefícios de uma alimentação saudável, bem como a importância de praticar atividade física, além de esclarecerem dúvidas.

Os participantes ganharam maçã com um cartão sobre a nutrição. Também foram distribuídos panfletos informativos, com dicas para uma vida mais saudável. A técnica de enfermagem Eliane Alves participou e gostou da ação. Segundo a colaboradora, além de verificar seu estado nutricional, por meio das avaliações, aprendeu mais sobre a boa nutrição. No refeitório, os colaboradores tiveram um lanche especial e saudável com sucos e espetinho de frutas.

O Hemu conta com 11 nutricionistas. Maria Clara, coordenadora de nutrição clínica, é uma delas. Na unidade há mais de três anos, a profissional, que também cuida do lactário, se sente satisfeita com a profissão escolhida e está feliz com suas atividades dentro do hospital.

Maria Clara afirma que aprendeu muito e sente que está crescendo como pessoa e como profissional. Ela destaca que a orientação nutricional é muito importante. “Manter uma alimentação saudável é essencial para uma melhor qualidade de vida e mais saúde. Nossa intenção foi mostrar isso de uma forma bem interativa, que retrata o nosso amor pela nutrição”.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo