Curso comemora 15 anos do Programa de Saúde na Escola

O PSE é considerado a mais importante estratégia para a implementação das políticas públicas no ambiente escolar. Curso, em parceria com a Secretaria de Educação é destinado aos educadores e vai até novembro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmaram parceria para a realização do Curso de Formação sobre o Programa de Saúde na Escola. Transmitido pela internet, o curso visa comemorar os 15 anos de atuação do PSE e destacar os avanços e os desafios do programa que proporciona a educação e o atendimento integral em saúde às crianças e adolescentes na rede pública de ensino. 

O PSE foi criado com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde,  sob a responsabilidade dos Ministérios da Saúde e da Educação, no Governo Federal. O programa promove a articulação e a integração entre as equipes da educação básica e os profissionais de saúde da Atenção Primária, que desenvolvem ações nas escolas, sendo o principal programa do Sistema Único de Saúde que articula os dois setores. 

A perspectiva é ampliar as ações de saúde aos educandos da Rede Pública de Educação Básica, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens brasileiros. O primeiro módulo do curso, realizado na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, abordou o tema 15 Anos do Programa Saúde na Escola – um Diálogo com as Políticas Nacional e Estadual de Promoção da Saúde e Base Nacional Comum Curricular. Além dele, o curso prevê a realização de mais quatro módulos até o mês de novembro (veja agenda abaixo). 

Participaram do primeiro módulo, a gerente de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis da SES-GO, Magna Carvalho, a coordenadora do PSE em Goiás, Rosane Santos, além de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação e da Organização Panamericana de Saúde (Opas). “Considero este momento ímpar porque ele também visa o fortalecimento da parceria que já é antiga entre saúde e educação, ressaltou Magna Carvalho ao destacar a importância do PSE como instrumento de educação e de assistência à saúde para os estudantes. 

A existência e atuação do PSE está prevista nas principais leis que regem a educação no País, inclusive na Lei de Diretrizes e Bases. Em seu pronunciamento, a representante do MEC, Gláucia Campos, assinalou que a Pasta possui e disponibiliza para educadores de todo o País um vasto material que pode e deve ser usado no PSE, sobre diversos assuntos, entre os quais economia, bullying, saúde ocular e meio ambiente. 

Durante o curso, os participantes relataram a necessidade de uma maior interação entre os profissionais d saúde e da educação, para maior efetividade do PSE. Além disso, acentuaram a importância do envolvimento maior dos representantes dos municípios para que haja o fortalecimento do programa na base, em todo o Estado. 

Agenda:
15/09 – 2º Módulo – Fortalecimento da Gestão Intersetorial do PSE
29/09 – 3º Módulo – Importância das Ações do PSE
27/10 – 4º Módulo – Mostra Estadual de Ações Exitosas
18/11 – 5º Módulo – Planejamento Intersetorial (Saúde e Educação) para efetivar o PSE em Goiás (Presencial)

 Texto: Maria José Silva/Comunicação Setorial SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo