Unidades do IGH participam de seminário de engenharia clínica

Unidades do IGH participam de seminário de engenharia clínica

Representantes do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e da Neocare – empresa responsável pela Engenharia Clínica das unidades geridas pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) em Goiás – participaram na manhã de hoje, 26 de junho (segunda-feira), do seminário “A presença da Engenharia nos estabelecimentos de saúde”. O objetivo do evento, que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), foi mostrar os benefícios da Engenharia Clínica para garantir a qualidade e segurança nos serviços de operação e manutenção da infraestrutura e dos equipamentos clínicos, além de apresentar a situação da especialidade no Estado de Goiás e expor resultados obtidos em casos reais.

Outro ponto discutido foram as atividades do engenheiro clínico, que incluem segurança do paciente, gestão da tecnologia, participação na aquisição de equipamentos, recebimento e manutenção do equipamento, gerenciamento dos resíduos sólidos, otimização da produtividade dos funcionários e auxílio nas definições de projeto de um hospital. A diretora operacional da MNSL, Ana Caribé, e o analista de Qualidade, Igor Bezerra, apoiaram a iniciativa do CREA ao abordar um assunto de suma importância para o pleno funcionamento de uma unidade de saúde. “O evento foi ministrado por profissionais extremamente capacitados, que ressaltaram a necessidade e importância da engenharia clínica dentro dos hospitais, visando total segurança para o paciente”, destacou Caribé.

Já para o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Huapa, Milton Ribeiro, que esteve acompanhado do coordenador da Manutenção da unidade, Leonardo Ferreira, a visão da Engenharia Clínica mostrada a partir de cada unidade foi enriquecedora. “Mostrar o papel de cada um dos envolvidos para fazer a Engenharia Clínica dar certo garante um serviço de qualidade e, consequentemente, um atendimento médico de excelência”, pontuou. Após as palestras, ainda foi realizado um debate sobre a implantação da Engenharia Clínica nos estabelecimentos de saúde de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo