Oficina atualiza servidores para atendimento em saúde mental nos municípios

A Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está dando um passo significativo com o objetivo de ampliar o atendimento na área de saúde mental em todo o Estado. Nos dias 28 e 29 de junho, cerca de 60 profissionais de diferentes municípios participam da Oficina de Qualificação sobre o Manual de Intervenções para Transtornos Mentais, Neurológicos e por Uso de Álcool e Outras Drogas na Atenção Básica à Saúde.

O evento, realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), acontece na Escola de Governo Henrique Santillo. Por meio desta oficina, a SES-GO e a Opas visam capacitar os profissionais de saúde para que eles sejam multiplicadores das estratégias de intervenção nos casos de depressão, ansiedade e dos transtornos por uso de álcool e outras drogas. Esta medida possibilita a ampliação do atendimento destes casos na rede básica de saúde, ou seja, nos próprios centros de saúde.

O Manual de Intervenções para Transtornos Mentais, Neurológicos e Decorrentes do Uso de Álcool e outras Drogas nos Serviços de Atenção à Saúde Não-Especializados foi desenvolvido pela Opas justamente para facilitar a prestação de intervenções baseadas em evidências em locais não especializados. A iniciativa visa minimizar a ideia errônea e bastante difundida de que todas as intervenções de saúde mental são sofisticadas e só podem ser executadas por pessoal altamente especializado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo