HDS promove ação de saúde em alusão ao Dia Nacional do Cardiologista

Atividade na unidade de saúde estadual é alusiva ao 14 de agosto, de conscientização sobre os cuidados com a saúde cardiovascular

Equipe multiprofissional do HDS durante trabalho de orientação sobre os cuidados com a saúde do coração

Tendo em vista a importância de um coração saudável, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) promoveu ação de conscientização sobre os cuidados com a saúde cardiovascular, em alusão ao Dia Nacional do Cardiologista, celebrado no domingo (14/08). 
 
Participaram da ação a gerente assistencial Tattyane Brandão; o supervisor ambulatorial, Marcos Paulo Ribeiro; e profissionais da multiprofissional. Na ocasião, foram distribuídos informativos para os pacientes que aguardavam atendimento e explicado o passo a passo de como conseguir consulta com cardiologista da unidade. 
 
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares representam a maior causa de morte no Brasil, cerca de 360 mil casos anuais.

"Dentre as ações mais importantes para se evitar os acometimentos cardíacos está a reeducação alimentar, evitando-se o excesso de sódio, de gorduras e de carboidratos, além da sempre tão válida atividade física constante, que favorece não só o bem-estar físico, mas também psicológico" explica o cardiologista Samuel da Costa Soares.
 
O profissional ressalta que o cardiologista é o especialista médico responsável por diagnosticar e tratar as patologias que acometem o coração, prevalentes especialmente na população adulta de meia-idade e nos idosos.

Porém, o trabalho mais importante do cardiologista é atuar na prevenção desses acometimentos, promovendo ações em saúde em todas as idades, visando à formação de hábitos que favorecem o controle e a correção dos fatores de riscos para as doenças cardiovasculares.

"Além de prescrever e indicar as medicações que levarão ao controle da hipertensão e de outros acometimentos cardíacos, o cardiologista sempre irá reforçar e apoiar os bons hábitos e as medidas não-farmacológicas para o alcance de uma maior qualidade de vida", afirma.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo