Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é alerta para profissionais de saúde

SES mantém ativos os serviços de saúde e medicina do trabalho e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, em todas as unidades de saúde 

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma oportunidade para lembrar que acidentes no ambiente profissional ainda produzem adoecimento, podendo ocasionar óbitos, afetando a qualidade de vida dos trabalhadores. Na área da Saúde, os riscos biológicos são facilmente encontrados nos ambientes hospitalares. Além dos biológicos, existem os riscos químicos, físicos e vários outros perigos que podem causar acidentes. 

O risco biológico é considerado existente quando há microrganismos capazes de provocar doenças no homem, como vírus, bactérias, protozoários, parasitas e fungos. Os profissionais de saúde são os mais expostos a esse tipo de risco, uma vez que os agentes biológicos podem ser encontrados em fluidos corporais, como sangue, em objetos, como seringas descartadas ou em qualquer material utilizado em pessoas ou animais infectados.

As principais fontes de contaminação são provenientes do contato da mão com a boca, da mão com os olhos, ou por meio de toque em feridas superficiais na superfície cutânea exposta e pela perfuração da pele. Os microrganismos podem causar doenças leves, médias e graves. Conheça algumas doenças que podem ser contraídas por meio dos riscos biológicos: HIV, hepatite B, herpes viral, rubéola, tuberculose, Covid, varíola, etc.

Prevenção
Devido ao risco de contaminação de pessoas e ambientes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu normas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, estabelecendo como devem ser armazenados e tratados no Brasil. Várias normas regulamentadoras foram editadas para prevenir os riscos biológicos nos serviços de saúde, contendo itens e protocolos tais como: evitar ter contato das mãos com o rosto, não passar cosméticos, não comer e nem beber em locais assistenciais e usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Os EPIs são dispositivos destinados à proteção do trabalhador de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Esses itens devem ser oferecidos gratuitamente. Outro exemplo, são os aventais de chumbo, que protegem profissionais de radiologia médica da exposição à radiação ionizante, que está relacionada ao desenvolvimento de câncer.

Na ocorrência de qualquer tipo de acidente e ferimento de funcionários, é necessário seguir todos os procedimentos estabelecidos no Programa de Prevenção de Acidentes do Serviço de Saúde. Dessa maneira, garante-se que as medidas necessárias de socorro tenham efeito e o risco de transmissão de doenças seja minimizado.

Dados
No ano de 2021, foram notificados, em Goiás, um total 2.693 acidentes de trabalho em profissionais de saúde, sendo que 2.008 deles ocasionados por contato perfurocortante com agulhas contaminadas. Lâminas, vidros e outros objetos também estão entre os objetos causadores de acidentes.

Por meio das Cipas e dos Sesmts (que são os serviços especializados em saúde e medicina do trabalho), instalados em suas 31 unidades,  a SES-GO  mantém uma agenda permanente de capacitações e abordagens visando cumprimento das normas regulamentadoras e ações como higienização das mãos, uso dos EPIs, capacitações diversas, vacinação das equipes e outras ações de promoção e prevenção da saúde e aos acidentes de trabalho.

Texto: Iara Lourenço / Comunicação Setorial – SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo