SES debate plano de ação contra arboviroses em Aragarças

Seminário prevê formular medidas de intervenção integrada de controle de vírus como os que causam dengue, zika e chikungunya

A Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), promoveu nesta quinta-feira, 8, em Aragarças, seminário para debater a formulação de um plano de ação com medidas de intervenção integrada de controle das arboviroses a serem realizadas no município por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs).

Arboviroses são doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus causador da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Ou seja, englobam todos os vírus transmitidos por artrópodes, que são insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos.

Os trabalhos, que contaram com a participação do titular da Suvisa, João Ferreira de Morais, tiveram início com a contextualização dos objetivos e produtos da oficina de trabalho. A discussão em grupo identificará a realidade de ambos os tipos de agentes, com os principais problemas para a realização das atividades de controle de arborviroses.

No plano consta ainda o estabelecimento de ações e atividades, metas, prazos, responsáveis, parcerias e recursos necessários para a intervenção nos problemas que devem ter prioridade. Após ser concluído, o documento será apresentado à Secretaria de Saúde do Município.

Maria do Rosário Mesquita (texto), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo