“O curso mudou meu foco e ampliou a minha visão”, diz formanda da 3º turma do curso de operador de computador do Crer

Durante a cerimônia, os alunos agradeceram pela oportunidade de aprendizado e o empenho dos profissionais envolvidos para que o curso se tornasse um sucesso. “Em primeiro lugar agradeço a Deus por estar aqui e pelo privilégio de fazer este curso. Um projeto tão lindo, que graças ao Crer e aos parceiros envolvidos tornou-se realidade. Todos que participaram do curso adquiriram valiosos e importantes conhecimentos. Quero agradecer ao professor Luiz Alexandre, que com muita paciência e dedicação nos forneceu todos os conhecimentos”, discursou o orador da turma o aluno Weverton Lopes de Souza. O jovem de 26 anos sofreu um acidente de moto em 2013, e teve encurtamento em uma das pernas e a função do tornozelo afetada. Com as terapias, recuperou os movimentos e com a finalização do curso vai retornar ao mercado de trabalho.

Com carga horária de 160 horas, o curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador teve duração de três meses e ofereceu aos alunos o aprendizado voltado a informática básica windows, excel, pacote office, e-mail e redes sociais. Dicas de como se portar em uma entrevista de emprego e formatação de currículo também foram ofertadas. O curso, voltado para pessoas com deficiência, foi ministrado no Laboratório de Tecnologia Assistiva do Crer, onde são oferecidos atendimentos especializados, utilizando ferramentas de tecnologia assistiva e de informação com foco na acessibilidade digital.

Mariana Fernandes Chaves, 36 anos, nasceu com uma doença congênita chamada mielomeningocele, uma malformação na coluna vertebral que faz com que a medula espinhal nasça exposta. A medula é a ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo e, ao não se formar corretamente, compromete as funções motoras. A jovem foi uma das alunas do curso, e pretende aplicar todo o conhecimento adquirido na área designer de modas, o seu curso de formação. “O curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador foi maravilhoso, superou todas as minhas expectativas. Tinha pouca noção de informática, agora preparada, quero entrar no mercado de trabalho e colocar em prática tudo o que eu aprendi”, relatou.

Rosa Maria Doo, também foi uma das alunas do curso e deixou uma mensagem aos colegas. “Todos nós temos habilidade e somos capazes. Muita das vezes o medo nos tira as oportunidade, temos que seguir em frente com determinação. O curso mudou meu foco e O curso mudou meu foco e ampliou a minha visão. Agradeço essa oportunidade”.

O professor e instrutor de informática do Senai, Luiz Alexandre Gomes, destacou que tem como missão formar uma turma melhor que a outra. “Todos que fazem este curso deixam um aprendizado, na verdade, eu mais aprendo do que ensino. Essa terceira turma me surpreendeu. Aqui, ninguém tem deficiência, todos são capazes e tem força de vontade de aprender. Com toda certeza, serão destaque no mercado de trabalho”.

A diretora multiprofissional de reabilitação do Crer, Sônia Helena Adorno de Paiva, agradeceu os parceiros que fazem parte deste projeto e parabenizou os alunos formandos. “Vocês já passaram pela fase das terapias onde foram reabilitados e agora estão na etapa da readaptação. Com o término deste curso, com o certificado em mãos, vocês estão aptos a entrarem no mercado de trabalho. Parabéns a todos pela dedicação, superação e força de vontade”.

O curso

O Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador visa capacitar e readaptar as pessoas com deficiência para que elas tenham condições técnicas e profissionais de ser inseridas e reinseridas na sociedade e no mercado de trabalho. Para participar, os interessados têm que ser pacientes do Crer ou ser encaminhado pelo Fimtpoder.

As aulas são ministradas quatro vezes por semana (segunda, terça, quinta e sexta-feira), das 13h30 às 18 horas. Ao término do curso, os alunos receberão o certificado e terão os currículos cadastrados no Banco de Oportunidades pra serem inseridos no mercado de trabalho.

Foi com grande alegria e emoção que o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer entregou na tarde desta terça-feira, 11 de julho, os certificados de conclusão da terceira turma do curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador, realizado em parceria com a Faculdade Senai Fatesg, Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder) e o Ministério Público do Trabalho.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo