Reunião da CIB debate coberturas vacinais contra Covid-19, Influenza e Sarampo

    Baixa procura pelas vacinas contras as doenças motivam discussões para novas estratégias junto aos municípios do Estado

Secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, direcionou os trabalhos da CIB

Nesta quinta-feira, 23,  foi realizada sessão mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância máxima das decisões do SUS em Goiás.  O secretário estadual da Saúde Sandro Rodrigues, conduziu a sexta reunião CIB de 2022. O encontro, que teve participações  presencial e remota, apresentou pautas importantes para pactuação, atualização de levantamentos e informes. Participaram os superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Verônica Savatin, secretários municipais de Saúde, dentre outros representantes da área da saúde.

Entre os assuntos debatidos, portarias e notas técnicas relacionadas a leitos e medicamentos nas redes hospitalares e  mais uma vez, o tema em torno da baixa cobertura vacinal das campanhas contra Covid-19, principalmente com relação às doses de reforço foi alvo de discussões. A primeira dose de reforço em atraso, registra que mais de dois milhões de goianos ainda não tomaram a vacina.

Quanto à campanha específica de  influenza e sarampo, os números  ainda não atingiram a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Na campanha contra influenza, por exemplo,  os grupos prioritários que incluem crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores, atingiram somente 51% da meta. Já com relação ao sarampo, a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos e trabalhadores de saúde, a vacinação ficou em 37,26%.

"Intensificar as estratégias para atrair a população para as salas de vacina, é um dos desafios para os gestores da saúde no Estado, pontuou o secretário Sandro Rodrigues". Num cenário com vacinas disponíveis em todo Estado, a presidente do Cosems, Verônica Savatin, considerou inconcebível as coberturas vacinais não atingirem a meta e embora, seja necessária a adesão voluntária das pessoas, ela pediu empenho dos municípios para fazerem busca ativa e pensarem em novas estratégias de atração do público.

Pactuações

Entre as pactuações, a CIB aprovou emendas para aquisição de equipamentos, estruturação da rede de serviços na atenção primária, aquisição de ambulância e transportes sanitários para diversos municípios goianos, além de cursos para servidores de saúde do Estado, com objetivo de promover capacitação e qualificação dos profissionais, que também terão mais oportunidades curriculares. 

Yara Galvão (texto)

Foto: Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo