Profissionais da Suvisa recebem consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A visita faz parte de mais uma etapa para implantar o Programa de Implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, ISO 9001

Consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) estiveram em Goiânia nos dias 2 e 3 de junho para acompanhar o trabalho dos profissionais da Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa). A ação faz parte de mais uma etapa do Programa de Implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, nos termos da Norma ISO 9001. O objetivo da vinda dos consultores foi avaliar se o trabalho está atendendo o cumprimento aos requisitos da Norma.

O projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS – IntegraVisa II”, é desenvolvido pelo HAOC, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tem o objetivo a qualificação das vigilâncias sanitárias do País. O foco é preparar as vigilâncias para conquistarem certificação ISO 9001, que trata do sistema de gestão da qualidade. O projeto acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

Qualidade
A gerente Eliane Rodrigues, da Suvisa/SES-GO, ressalta a importância da implantação do sistema de gestão da qualidade nos processos de trabalho da vigilância sanitária. “Ele promove práticas para uma atuação ágil, efetiva, proativa, moderna e transparente no gerenciamento dos riscos sanitários. Busca ainda, ampliar a qualidade e a segurança dos produtos e serviços utilizados por todos os cidadãos goianos”, diz.   

O projeto procura trabalhar o desenvolvimento de capacidades e competências do corpo técnico e gerencial da Vigilância Sanitária Estadual. Ainda fortalece a instituição no cumprimento da Resolução RDC nº 560/2021/Anvisa, que regulamenta a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade como requisito para a qualificação das ações de regulação sanitária exercidas pela União, Estados, Distrito Federal e municípios. 

Segundo Aparecida Lousa, coordenadora da Garantia da Qualidade da Suvisa, a implantação do sistema demanda uma série de mudanças que incluem o mapeamento e a padronização dos processos de trabalho. “Temos a revisão periódica das documentações de rotina da instituição, a gestão de indicadores de medição do desempenho, o planejamento e controle das ações e ainda o desenvolvimento e capacitação de pessoas, a avaliação da satisfação e o registro e tratamento de não conformidade”, finaliza.

Comunicação Setorial SES

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